Excavação coroideia focal em idade pediátrica

Autores

  • Jorge Vasco Costa Hospital de Braga
  • Marina João
  • Keissy Sousa
  • Gil Calvão-Santos
  • Luís Mendonça
  • Nuno Gomes

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.19789

Resumo

Objetivos: Apresentar um caso clínico de uma escavação coroideia focal (ECF) numa cirança de 4 anos.

Materiais e métodos: Caso clínico

Resultados: Uma criança de 4 anos apresenta-se com perda da acuidade visual do olho esquerdo sem outros sintomas concomitantes. A fundoscopia revelou uma lesão amarela-esbranquiçada na fóvea e a tomografia de coerência óptica de domínio espectral (SD-OCT) mostrou uma escavação coroideia local com depressão das camadas retinianas. Não foi identificado líquido subretiniano. Foi realizado um extenso estudo analítico e imagiológico, sem resultados positivos. Foi realizado o diagnóstico de ECF unilateral.

Conclusões: A ECF é uma coroidopatia idiopática local, habitualmente diagnosticada através de SD-OCT. A sua etiologia é desconhecida. Alguns autores admitem a hipótese de ser uma malformação congénita, enquanto outros a veem como uma manifestação secundária a outras patologias. De acordo com o nosso conhecimento, este é o primeiro caso clínico reportado desta patologia idiopática numa criança tão jovem, pelo que especulamos que esta entidade se poderá apresentar de forma primária ou secundária a outras doenças corioretinianas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Costa, J. V., João, M., Sousa, K., Calvão-Santos, G., Mendonça, L., & Gomes, N. (2020). Excavação coroideia focal em idade pediátrica. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 44(3). https://doi.org/10.48560/rspo.19789

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia