Anterior segment swept-source OCT in the post-operatory evaluation of patients with medial rectus surgery

Autores

  • Catarina Rodrigues Instituto de Oftalmologia Dr Gama Pinto
  • Diogo Cabral Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Pedro Camacho Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
  • Telmo Pereira CEDOC, NOVA Medical School I Faculdade de Ciências Médicas, Universidade NOVA de Lisboa
  • Cristina Santos Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Raquel Seldon Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Filipe Braz Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Sandra Barrão Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Gabriela Varandas Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.20028

Resumo

Objetivo: Avaliar as características imagiológicas de rectos medias submetidos a cirurgia e correlacioná-las com o plano cirúrgico.

Métodos: estudo de 43 olhos normais (grupo A) e 25 olhos submetidos a cirurgia de estrabismo (grupo B). Obtenção de scans longitudinais por tomografia de coerência óptica de segmento anterior swept-source (OCT-SA) durante fixação horizontal. Medição da distância limbo-músculo (ML) operatoriamente e em imagens de OCT-SA utilizando uma interface gráfica do utilizador programada em linguagem Matlab. A transição córneo-escleral e a distância ML foram obtidas automaticamente.

Resultados: No grupo B, 6 olhos foram submetidos a cirurgia de encurtamento (23,1%), 5 olhos a fio de Cüppers (19,2%), 5 olhos a retroinserção (23,1%) e 8 olhos a uma cirurgia combinada de retroinserção e fio de Cüppers (34,6%). No grupo A a média de distância ML foi 5,12mm[+/-0,47 mm].  Na retroinserção a média de distância ML foi 7,50mm[+/-1,01 mm] e foi possível estabelecer uma correlação estatisticamente significativa entre a distância ML e o plano cirúrgico. (r=0.77; p<0.01). Nos doentes submetidos a fio de Cüppers  a média da distancia ML não foi diferente do grupo A (P=0.88). Mas nos doentes submetidos a encurtamento, a distância ML foi estatisticamente diferente do grupo de controlo. Foi possível estabelecer um cut-off de 5.90mm que distingue olhos submetidos a retroinserção (Sensibilidade=100%; Especificidade=85%).

Conclusão: A medição limbo-inserção muscular em OCT-SA utilizando uma interface gráfica customizada tem uma excelente correlação com o plano cirúrgico.  OCT-SA revelou uma excelente sensibilidade na identificação de músculos submetidos a retroinserção

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Rodrigues, C., Cabral, D., Camacho, P., Pereira, T., Santos, C., Seldon, R., Braz, F., Barrão, S., & Varandas, G. (2020). Anterior segment swept-source OCT in the post-operatory evaluation of patients with medial rectus surgery. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 44(4). https://doi.org/10.48560/rspo.20028

Edição

Secção

Artigos originais