UNILATERAL TRANSIENT VISION LOSS FOLLOWING BILATERAL INTRAVITREAL OCRIPLASMIN – CASE REPORT WITH TWO YEARS FOLLOW UP
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.20166Resumo
Introdução: A ocriplasmina é uma enzima proteolítica aprovada para o tratamento da tração vítreo-macular (TVM) sintomática. Após comercialização têm sido relatados alguns efeitos adversos raros mas graves.
Materiais e Métodos: Caso clínico retrospetivo. Análise dos registos clínicos e cirúrgicos.
Resultados: Relato de caso de injeção bilateral de ocriplasmina numa doente do sexo feminino de 70 anos com TVM sintomática. Um único cirurgião efetuou o procedimento, seguindo igual protocolo, no mesmo doente, com intervalo de dois anos. No primeiro olho não foram registados eventos adversos relevantes, tendo a TVM persistido. Todavia, no olho adelfo, foi documentado um dos efeitos adversos raros mas graves da ocriplasmina: diminuição da acuidade visual marcada para vultos no primerio dia pós-injeção e alterações nos exames tomográfico e electrofisiológicos, não obstante a libertação da TVM.
Conclusões: Os efeitos adversos graves da ocriplasmina são imprevisíveis e estão subreportados. A ocorrência de efeitos adversos diferentes não pode, neste caso, ser explicada por variabilidade do doente, da técnica ou do cirurgião.
Este caso levanta a questão da existência de eventual relação entre o grau de clivagem enzimática necessária para a eficácia do fármaco e maior toxidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui