Neuropatia Ótica Hereditária de Leber: caracterização clínica e genética
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.20305Resumo
Objetivo: A Neuropatia Ótica Hereditária de Leber (NOHL) é uma neuropatia ótica resultante da mutação pontual do DNA mitocondrial de herança materna. O objetivo deste trabalho é avaliar as características clínicas e genéticas dos doentes diagnosticados com NOHL no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).
Material e Métodos: Análise retrospetiva dos doentes com diagnóstico genético de NOHL seguidos na consulta de Neuroftalmologia do CHUSJ.
Resultados: Foram incluídos 11 doentes (22 olhos), a maioria do sexo masculino (63.6%). A idade média, à apresentação, era de 19.0 ± 10.1 anos. A mutação mais frequente foi a G11778A (n= 8, 72.7%). A heteroplasmia foi detetada em dois doentes. A média da melhor acuidade visual corrigida inicial foi de 0.95 ± 0.43 logMAR. O achado mais comum na fundoscopia foi a palidez papilar. O defeito de campo visual mais comum foi escotoma cecocentral. Os exames de neuroimagem não apresentaram alterações na maioria dos doentes. Contudo, foi identificado hipersinal no nervo ótico em dois doentes e alterações da substância branca numa doente.
Conclusão: As características clínicas e genética deste estudo estão de acordo com outras populações caucasianas estudadas. Por outro lado, alguns dados do nosso estudo, sugerem que o fenótipo desta patologia pode ser influenciado por fenómenos epigenéticos ainda não completamente compreendidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui