Excisão simples de pterígio: presente ou passado?
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.6274Palavras-chave:
Pterígio, recidiva, excisão simples, auto-transplante conjuntival, mitomicina C.Resumo
Introdução: As opções cirúrgicas clássicas para o tratamento do pterígio estão associadas a uma taxa significativa de recorrência, o que constitui a principal limitação na abordagem a esta patologia.
Objectivos: Determinar e analisar a taxa de recidiva após cirurgia de pterígio primário por técni- ca de excisão simples versus excisão com auto-transplante de conjuntiva e analisar a sua relação com a idade, sexo, raça e aplicação de mitomicina C tópica intra-operatória. Material e Métodos: Estudo retrospectivo de 95 casos, de 82 pessoas submetidas a cirurgia de pterígio primário, entre Janeiro de 2007 e Dezembro de 2011. Foi avaliada a recorrência, e analisada a relação com a técnica cirúrgica utilizada, idade, sexo, raça e aplicação de terapêutica adjuvante, através dos testes t e χ2. Considerou-se estatisticamente significativo valores de p de 0.05 ou inferiores. Resultados: Ocorreu recidiva do pterígio em 63.9% dos casos em que se realizou excisão sim- ples, e 26% dos casos em que foi realizada excisão com auto-transplante de conjuntiva (p=0.002). Nos doentes de raça negra que apresentaram recidiva, a excisão com auto-transplante de con- juntiva apresentou uma taxa de recorrência ainda menor (p=0.008). Na raça negra, os pacientes apresentaram menor recorrência quando aplicada mitomicina C intra-operatória (p=0.020). Conclusões: A excisão de pterígio com auto-transplante de conjuntiva deve sempre ser preferida relativamente à técnica de excisão simples, principalmente na raça negra, na qual a aplicação de mitomicina C deverá, também, ser ponderada em todos os casos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui