Optic nerve Drusen: Find the differences

Autores

  • Vanessa Santos Araújo Centro Hospitalar de Lisboa Central – Portugal.
  • André Rodrigues Vicente Centro Hospitalar de Lisboa Central – Portugal.
  • Ana Paixão Centro Hospitalar de Lisboa Central – Portugal.
  • Mariza Martins Centro Hospitalar de Lisboa Central – Portugal.
  • Alcina Toscano Centro Hospitalar de Lisboa Central – Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.6858

Palavras-chave:

Drusen disco ótico, papiledema, ecografia, tomografia de coerência ótica, diagnóstico dife- rencial.

Resumo

Introdução: Os drusens do disco ótico são anomalias congénitas do desenvolvimento da cabeça do nervo ótico, correspondendo a depósitos hialinos calcificados, localizados anteriormente à lâmina crivosa. O seu diagnóstico é maioritariamente acidental, em doentes normalmente assin- tomáticos.

Material e Métodos: Os autores apresentam 5 casos clínicos de doentes com idades de apre- sentação compreendidas entre 6 e 12 anos, observados na Consulta de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo, à qual foram referenciados por diferentes motivos.

Resultados: Nos casos clínicos apresentados os motivos de consulta foram diminuição da acui- dade visual, estrabismo divergente, cefaleias com suspeita de papiledema e rotina. O exame of- talmológico e os meios complementares de diagnóstico realizados, nomeadamente retinografia, ecografia ocular, tomografia de coerência ótica e campos visuais, contribuíram para o diagnósti- co de drusens do nervo ótico. Foram ainda encontrados erros refrativos em 4 dos casos descritos

Conclusão: Salienta-se a importância de uma história clínica e observação detalhadas para o diagnóstico diferencial e despiste de patologias oftalmológicas concomitantes, em doentes com drusens do disco ótico e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santos Araújo, V., Rodrigues Vicente, A., Paixão, A., Martins, M., & Toscano, A. (2015). Optic nerve Drusen: Find the differences. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 38(4). https://doi.org/10.48560/rspo.6858

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia