PARALISIA DO III PAR CRANIANO COM REGENERAÇÃO ABERRANTE

Autores

  • Irina Ramos Gomes Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Raquel Seldon Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Gabriela Varandas Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Maria de Lourdes Vieira Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.9412

Palavras-chave:

Palavras-chave, Paralisia do III par craniano, regeneração aberrante, trauma, diplopia, cirurgia.

Resumo

RESUMO


Objetivos: Relato de um caso clínico de doente com paralisia do III par craniano com regeneração aberrante, respetiva abordagem terapêutica e resultados.

Material e Métodos: Mulher, 39 anos, com história de paralisia do III par craniano direito pós-traumática. À observação, MAVC OD: 9/10 e MAVC OE: 9/10; endotropia OE de 15 DP BExt. e hipertropia OE de 30 DP BInf.; OD com limitação nos movimentos de elevação e depressão e retração da pálpebra superior no olhar para baixo e em adução – sincinesia; diplopia na ppo; OD em meia midríase; coriorretinopatia miópica ODE. Trata-se de um caso de oftalmoplegia no contexto de paralisia pós-traumática do III par craniano direito com regeneração aberrante. Colocou-se também a hipótese de lesão do VI par OE.

Resultados: A doente foi operada de acordo com o seguinte plano: OD – retroinserção do reto inferior; OE – anteroposição do pequeno oblíquo + retroinserção do reto superior + retroinserção do reto interno. Verificou-se melhoria estética com diminuição do desvio. No entanto, manteve limitação nos movimentos de elevação e de depressão no OD, bem como diplopia instável na ppo, impossível de neutralizar com prismas.

Conclusões: A regeneração aberrante é um fenómeno que pode ocorrer na sequência de uma paralisia do III par craniano de etiologia traumática. O tratamento da regeneração aberrante do III par craniano tem por objetivo melhorar a estética e a função, sobretudo na presença de diplopia na ppo. No entanto, à semelhança da paralisia do III par craniano a abordagem cirúrgica é complexa e nem sempre bem-sucedida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Gomes, I. R., Seldon, R., Varandas, G., & Vieira, M. de L. (2017). PARALISIA DO III PAR CRANIANO COM REGENERAÇÃO ABERRANTE. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 40(4). https://doi.org/10.48560/rspo.9412

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia