Programa de Formação de Pares-Suporte “C2C”: uma Nova Forma de Intervir

Autores

  • Daniel Silva
  • Renato Santos
  • João Baptista
  • Paula Fernandes
  • Joice Carvoeiro
  • Isabel Januário
  • Andreia Matias

Palavras-chave:

Suporte de Pares, Cadete-aluno, Academia Militar

Resumo

Investigações realizadas no contexto do ensino superior têm vindo a demonstrar que o suporte social apresenta um valor preditivo da adaptação à instituição educativa ao nível da integração académica e social, como do bem-estar pessoal. Em 2013, foi implementado na Academia Militar do Exército Português o Programa de formação de Pares-Suporte “C2C”. O programa tem como objetivos principais a promoção do autoconceito, do autoconhecimento e das competências sociais dos cadetes-alunos participantes. Durante as oito sessões foram abordadas diversas temáticas, entre as quais técnicas de comunicação e de aconselhamento entre pares, técnicas de gestão de stress e como explorar estratégias de coping para ultrapassar crises psicológicas. O presente estudo tem como objetivo avaliar a formação ministrada no programa “C2C” na perspetiva dos cadetes-alunos formandos. Participaram neste estudo 21 cadetes-alunos, do 1º ano da Academia Militar do Exército Português que responderam a um questionário no final da formação para recolha de informação. Os alunos consideram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento socio-emocional e cognitivo, dando a oportunidade de ampliar competências para atuarem como suporte de pares, contribuindo para a promoção do bem-estar coletivo.

Biografias Autor

Daniel Silva

Secção Apoio Psicopedagógico da Academia Militar (SAP/AM)

Renato Santos

Secção Apoio Psicopedagógico da Academia Militar (SAP/AM)
Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE)

João Baptista

Mestranda na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Estagiária na SAP/AM

Paula Fernandes

Mestranda na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Estagiária na SAP/AM

Joice Carvoeiro

Mestranda na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Estagiária na SAP/AM

Isabel Januário

Mestranda na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Estagiária na SAP/AM

Andreia Matias

Psicóloga Clinica e Formadora na Área da Intervenção na Crise

Downloads

Publicado

2017-07-01