O EMPREGO DO JOINT TERMINAL ATTACK CONTROLLER (JTAC) EM OPERAÇÕES DE TROPAS ESPECIAIS. ESTUDO DE CASO: TROPAS COMANDO NA REPÚBLICA CENTRO AFRICANA (RCA)

Auteurs-es

  • João F. P. Rocha, David Pascoal Rosado, António M. L. Farinha & Vasco X. P. da Silva costa

DOI :

https://doi.org/10.60746/8_15_39566

Résumé

O presente artigo científico, aborda a crescente necessidade da realização de operações conjuntas no atual campo de batalha, destacando assim, a importância da integração entre forças terrestres e aéreas. O Joint Terminal Attack Controller (JTAC) desempenha um papel fundamental na coordenação e integração do apoio aéreo com as manobras terrestres.

Assim, e de forma a delimitar um pouco a abrangência desta temática, visto que o JTAC consegue ser empregue e adaptar-se a qualquer tipo de força, prestando o apoio necessário independentemente do tipo de operação terrestre, o objetivo desta investigação foi o de compreender o emprego do JTAC nas diversas operações levadas a cabo pelas tropas Comando no TO da RCA e como este pode levar ao sucesso das mesmas. Utilizou-se uma metodologia indutiva, recorrendo a uma análise documental e a entrevistas semiestruturadas.

Os resultados indicam que os métodos e meios usados pelos JTAC são apropriados e bem referenciados pelos comandantes, sendo essenciais para o sucesso das operações. No entanto, existem também limitações relacionadas com a disponibilidade e restrições dos meios aéreos da MINUSCA.

Publié-e

2025-02-05