AS DIFERENÇAS DE AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PRIVADA E PÚBLICA: SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
DOI :
https://doi.org/10.60746/8_15_39575Résumé
A avaliação de desempenho na administração privada e administração pública é uma prática comum, sendo um tópico de significativa importância. No entanto, existem diferenças importantes na forma como estas avaliações são conduzidas em cada setor. De modo a compreender a diferença entres estes dois tipos de administração, é necessário perceber as suas definições e características. Na administração privada, a avaliação de desempenho individual, e, consequentemente, o desempenho da empresa como um todo. Na administração pública, a avaliação de desempenho é usada para avaliar o cumprimento de metas e objetivos institucionais. Neste artigo, iremos explorar o conceito de Balanced Scorecard; seguido de uma análise da avaliação nos setores público e privado; as diferenças entre as avaliações de desempenho na administração privada e administração pública em Portugal; terminando pela aplicação do sistema de avaliação e propostas para mitigar essas diferenças, tais como, formação, fornecer feedback aos colaboradores e promover uma cultura de excelência.
De acordo com os resultados apurados nesta investigação verificou-se que, no setor privado, a avaliação orientada para resultados promove eficiência e competitividade, mas pode negligenciar impactos sociais ou de longo prazo, enquanto, no setor público, o foco em conformidade e estabilidade garante equidade e responsabilidade social, mas pode dificultar inovações e melhorias de desempenho.
Torna-se assim relevante, adotar adequadas ferramentas de avaliação que procurem ir ao encontro dos objetivos, estruturas e culturas organizacionais desses setores.