Delírio de Infestação: um sintoma ou uma doença?
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.13205Palavras-chave:
Delírio de Infestação, ClassificaçãoResumo
Introdução: O delírio de infestação (DI) é caracterizado pela crença persistente de infestação por organismos vivos ou inanimados na ausência de qualquer evidência clínica e/ou microbiológica nesse sentido.
Objetivos: Descrever quatro casos clínicos de DI e discutir o enquadramento nosológico do DI.
Métodos: Relato de quatro casos clínicos de DI observados no Hospital de Braga entre 2010 e 2015 e análise não-sistemática da literatura baseada na base de dados MEDLINE.
Resultados e Conclusões: A nosologia e a classificação do DI são controversas na literatura e para isso contribuiu o facto de nunca se ter estabelecido como entidade clínica independente nos principais manuais de classificação. A diferenciação entre um DI primário e independente e um DI secundário, que surge como sintoma de uma outra condição médica, exige uma avaliação cuidadosa, existindo múltiplas patologias médicas às quais foram associados casos de DI.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.