Adoecer por (com)paixão: um caso de Delírio de Cotard
Palavras-chave:
Delírio de Cotard, Síndrome de Cotard, Perturbação Depressiva Major, Idoso, PsicoseResumo
Introdução: o delírio de Cotard corresponde a um subtipo de delírio depressivo pouco frequente e que ocorre mais frequentemente em indivíduos idosos e do sexo feminino.
Objectivos: reportar um caso de Delírio de Cotard elaborando uma revisão sobre o tema e características clínicas.
Métodos: apresentação de um caso clínico sobre Delírio de Cotard bem como uma discussão do tema e suas características clínicas.
Resultados e Conclusões: o caso clínico corresponde a uma mulher de 80 anos de idade com desenvolvimento de um quadro depressivo major e que foi internada no contexto de sintomatologia psicótica bem como sintomas depressivos graves. Durante o seu internamento foi medicada com sertralina, mirtazapina e risperidona com total esbatimento da sintomatologia psicótica e depressiva. O correto diagnóstico da Depressão Psicótica e a sua diferenciação de outros quadros psicopatologicamente semelhantes são essenciais para uma abordagem e tratamento adequados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.