Toxicidade Multissistémica por Lítio: a propósito de um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.14295Palavras-chave:
Lítio, Efeitos Adversos, Doença Bipolar, Toxicidade por LítioResumo
Introdução: O carbonato de lítio é utilizado como medicamento de escolha no tratamento da doença bipolar mas, dado o seu estreito intervalo terapêutico, necessita de monitorização regular da litemia e do aparecimento de eventuais sintomas e sinais de toxicidade.
Objectivos: Ilustrar a complexidade do diagnóstico e abordagem da toxicidade causada por tratamento prolongado com Lítio.
Métodos: Apresentação de um caso clínico e revisão da literatura.
Resultados: Os autores apresentam o caso de uma mulher, de 53 anos de idade, portadora de doença bipolar, medicada desde há 28 anos com carbonato de lítio na dose 600 mg/dia, que abandonou o seguimento clínico 8 anos antes, mantendo a toma da medicação, sem qualquer tipo de monitorização. Recorre ao serviço de urgência por um quadro de desorientação, discurso incoerente, ataxia e tremores. Dos exames complementares realizados salienta-se uma litemia de 4,07mmol/L, configurando uma emergência médica.
Conclusão: O tratamento com lítio, sem a monitorização clínica e laboratorial, pode conduzir a toxicidade multissistémica grave, eventualmente fatal.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.