Cyberbullying na adolescência: um fenómeno crescente do mundo virtual
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.14718Palavras-chave:
Cyberbullying, Adolescência, psiquiatria, Infância, VirtualResumo
Introdução: O novo mundo virtual do séc. XXI apresenta um relevante impacto na vida social e emocional das crianças e jovens de todo o mundo. Neste contexto, a prática do cyberbullying tem adquirido particular destaque na comunidade científica, estando ainda por identificar o impacto destes comportamentos na adolescência.
Objectivos: Elaboração de uma revisão teórica acerca do conceito de cyberbullying e do seu impacto na adolescência, procurando-se ainda evidenciar a importância das estratégias de prevenção, protecção e suporte aos jovens afectados.
Métodos: Revisão não sistemática da literatura.
Resultados e Conclusões: O cyberbullying na adolescência apresenta um relevante impacto a nível emocional, comportamental e social. As estratégias de prevenção e intervenção deverão envolver os adolescentes assim como toda a comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.