As Alterações Do Humor Como Manifestações Precoces De Doenças Físicas – Uma Revisão

Autores

  • Guadalupe Maria da Silva Costa Marinho Centro Hospitalar Universitário do Algarve
  • Raquel Serrano
  • Diogo Almeida
  • Maria do Carmo Cruz

Palavras-chave:

Alterações do humor, Doença física

Resumo

Introdução: As alterações do humor e dos afetos têm sido relacionadas com várias doenças físicas, afigurando-se, em muitos casos, os primeiros sintomas destas. Um diagnóstico precoce destas doenças tem impacto na sua evolução e prognóstico, sendo por isso crucial estar atento aos quadros clínicos que cursam com alterações do humor e saber quando suspeitar de outras causas não psiquiátricas.

Objetivos: Os autores pretendem rever a associação entre alterações do humor e doenças médicas não-psiquiátricas, destacando as suas particularidades e os sinais que poderão alertar os clínicos para a presença destas doenças.

Métodos: Foi efetuada uma revisão não sistemática da literatura através de pesquisa na base de dados PubMed/Medline utilizando as palavras-chave medical illness, anxiety, irritability, depression e affective disorder. Os artigos foram posteriormente selecionados tendo em conta a sua relevância para o objeto de estudo.

Resultados: São várias as doenças físicas que estão associadas, de forma consistente, ao aparecimento precoce de alterações do humor, nomeadamente doenças metabólicas, doenças endócrinas, neoplásicas, neurológicas, infeciosas e vasculares. As alterações do humor mais frequentemente associadas a doenças somáticas são a depressão e a ansiedade, seguidas da irritabilidade e da mania. Estas alterações precedem frequentemente o diagnóstico de doença física e costumam ser refratárias ao tratamento psiquiátrico preconizado.

Conclusões: O médico psiquiatra deverá estar familiarizado com as possíveis manifestações psiquiátricas das doenças físicas, nomeadamente  alterações do humor e dos afetos, e investigar uma possível etiologia orgânica para os sintomas psiquiátricos, sobretudo quando existe refratariedade à terapêutica psicofarmacológica. Isto assume particular relevância no diagnóstico e tratamento precoces, num melhor prognóstico e numa melhoria da qualidade de vida do doente.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Edição

Secção

Artigos de Revisão