As Alterações Do Humor Como Manifestações Precoces De Doenças Físicas – Uma Revisão
Palavras-chave:
Alterações do humor, Doença físicaResumo
Introdução: As alterações do humor e dos afetos têm sido relacionadas com várias doenças físicas, afigurando-se, em muitos casos, os primeiros sintomas destas. Um diagnóstico precoce destas doenças tem impacto na sua evolução e prognóstico, sendo por isso crucial estar atento aos quadros clínicos que cursam com alterações do humor e saber quando suspeitar de outras causas não psiquiátricas.
Objetivos: Os autores pretendem rever a associação entre alterações do humor e doenças médicas não-psiquiátricas, destacando as suas particularidades e os sinais que poderão alertar os clínicos para a presença destas doenças.
Métodos: Foi efetuada uma revisão não sistemática da literatura através de pesquisa na base de dados PubMed/Medline utilizando as palavras-chave medical illness, anxiety, irritability, depression e affective disorder. Os artigos foram posteriormente selecionados tendo em conta a sua relevância para o objeto de estudo.
Resultados: São várias as doenças físicas que estão associadas, de forma consistente, ao aparecimento precoce de alterações do humor, nomeadamente doenças metabólicas, doenças endócrinas, neoplásicas, neurológicas, infeciosas e vasculares. As alterações do humor mais frequentemente associadas a doenças somáticas são a depressão e a ansiedade, seguidas da irritabilidade e da mania. Estas alterações precedem frequentemente o diagnóstico de doença física e costumam ser refratárias ao tratamento psiquiátrico preconizado.
Conclusões: O médico psiquiatra deverá estar familiarizado com as possíveis manifestações psiquiátricas das doenças físicas, nomeadamente alterações do humor e dos afetos, e investigar uma possível etiologia orgânica para os sintomas psiquiátricos, sobretudo quando existe refratariedade à terapêutica psicofarmacológica. Isto assume particular relevância no diagnóstico e tratamento precoces, num melhor prognóstico e numa melhoria da qualidade de vida do doente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.