Desafios na Abordagem Terapêutica da Psicose após Acidente Vascular Cerebral: Relato de Um Caso Clínico
Resumo
Introdução: Cerca de 5% dos doentes com acidente vascular cerebral apresentam sintomas psicóticos, no entanto, não existem guidelines específicas para o seu tratamento.
Objetivos: Relatar a abordagem terapêutica de um caso de psicose pós-AVC, que exigiu vários ajustes devido à resistência dos sintomas e aos efeitos adversos da medicação.
Métodos: Descrevemos detalhadamente o quadro clínico com ênfase nos sintomas psiquiátricos e destacamos alguns desafios na abordagem psicofarmacológica. Adicionalmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema.
Resultados e Conclusões: Relatamos o caso de um doente de 79 anos com psicose pós-AVC manifestada por Síndrome de Othello. A estabilidade clínica foi alcançada através da combinação de antipsicóticos em baixa dose com ácido valpróico.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.