Eficácia da Criação de uma Linha Telefónica de Apoio na Redução da Taxa de Admissão Hospitalar em Doentes Idosos com Patologia Psiquiátrica
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.16969Palavras-chave:
Idoso; Patologia Psiquiátrica; Admissão Hospitalar; Linha Telefónica; Indicadores de SaúdeResumo
Introdução: Os cuidados de saúde hospitalares, como o serviço de urgência ou serviços de internamento, são recursos fundamentais para a provisão de cuidados a doentes
agudos mas estão associados a riscos significativos e podem não responder totalmente às necessidades de pessoas mais velhas com patologia psiquiátrica. Para flexibilizar a gestão clínica destas patologias complexas foi implementada uma linha telefónica de
apoio com uma enfermeira na nossa unidade de gerontopsiquiatria.
Objectivos: Avaliar se esta intervenção se associou a diminuição dos internamentos hospitalares e episódios de urgência.
Métodos: Estudo pré-pós envolvendo 903 doentes seguidos na Unidade de Gerontopsiquiatria três anos antes e três anos após a implementação da intervenção (1.09.2008 a 1.10.2014). Foi calculado um índice doente*tempo para determinar os períodos sob seguimento em ambas as fases do
estudo. Os dados foram obtidos nos registos clínicos incluindo variáveis demográficas, número e tipo de internamentos hospitalares e episódios de urgência.
Resultados e Conclusões: Durante 3 anos antes da intervenção foram incluídos 671.2 doentes*anos (76 ± 7.1 anos de idade) enquanto após a intervenção foram incluídos 2010.1 doentes*anos (77.8 ± 7 anos de
idade). A intervenção associou-se a uma redução de 43% nos episódios de urgência psiquiátrica, 54% de episódios de urgência não psiquiátrica e 61% de internamentos não psiquiátricos. A implementação deste programa baseado no atendimento telefónico esteve associado a uma redução de utilização de cuidados
hospitalares agudos. Será necessário determinar se esta redução se deveu a uma melhoria clínica.
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