Afonia Conversiva em Jovem do Sexo Masculino: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.18499Palavras-chave:
Perturbação de conversão; Afonia funcional; Sexo masculinoResumo
Introdução: A afonia conversiva é um diagnóstico raro e controverso, caracterizado por perda abrupta da voz, que não é explicada por doença orgânica/neurológica. Apesar da etiologia permanecer desconhecida, é dominada historicamente pela teoria psicanalítica de Freud, que assume a manifestação de sintomas físicos simbólicos como reflexo de conflitos inconscientes. A prevalência é superior no sexo feminino, numa proporção de 8:1, não existindo evidência científica que permita definir um tratamento específico.
Objetivos: Apresentar um caso de afonia conversiva mais atípico, num jovem do sexo masculino, possíveis mecanismos etiológicos e complexidade do diagnóstico e tratamento.
Métodos: Descrição de um caso clínico e breve revisão bibliográfica acerca do tema.
Resultados e conclusão: A suspeita de que a sintomatologia conversiva seja fictícia e irreal continua a ser um obstáculo diagnóstico, pois é impossível determinar a completa ausência de simulação. Estudos recentes de neuroimagem poderão vir a fornecer esclarecimentos adicionais acerca desta perturbação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.