Síndrome Metabólica em Doentes com Perturbações Psiquiátricas

Autores

  • Patrícia Jorge
  • Jorge Carvalheiro
  • Luísa Paiva Delgado

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.18891

Palavras-chave:

esquizofrenia, síndrome metabólica, dislipidémia, depressão, obesidade abdominal, doença cardiovascular

Resumo

Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) refere-se ao conjunto de vários fatores de risco cardiometabólicos, que incluem obesidade, hiperglicémia, dislipidémia e pressão arterial elevada. A SM é altamente prevalente na população em geral, estimando-se que seja em 58% superior na população psiquiátrica.

Objetivos: Avaliar a prevalência de SM em doentes de um internamento de agudos no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Materiais e métodos: Foi realizado um estudo retrospetivo, em que todos os pacientes internados entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2018, com 50 anos ou mais e que  preenchiam os critérios para SM foram elegíveis.

Resultados: Dos 960 pacientes internados no serviço de Psiquiatria durante o período do estudo, 483 cumpriram os critérios de inclusão pela idade. Destes, 135 cumpriram critérios de síndrome metabólica. A prevalência de síndrome metabólica na amostra estudada foi de 28%. 63,7% eram doentes do sexo feminino (86) e 36,3% eram do sexo masculino (49). A média de idades foi de 68,03 ± 10,7 anos. A prevalência de síndrome metabólica foi superior nos doentes com perturbações depressivas
(37,8%), seguida de perturbações psicóticas (15,1%) e doença bipolar (12,6%).

Discussão e conclusão: Este estudo indica que a prevalência de síndrome metabólica entre pacientes psiquiátricos é significativamente alta e vem reforçar a importância de os doentes psiquiátricos serem vigiados frequentemente quanto a fatores de risco cardiometabólicos durante o  tratamento, de modo a que estes possam ser corrigidos o mais atempadamente possível.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Secção

Artigos Originais