Programa Mais Família Mais Jovem: estudo exploratório em contexto clínico

Autores

  • Ana Rita de Matos Amaro da Mata Hospital Dona Estefânia - CHULC
  • Cláudia Gomes Cano Hospital Dona Estefânia - CHULC
  • Maria Francisca de Sousa Magalhães
  • Juan Sanchez
  • Pedro Caldeira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.19535

Palavras-chave:

Parentalidade, Intervenção em Grupo, Problemas do Comportamento, Infância, Adolescência

Resumo

Introdução: A crescente prevalência dos Problemas de Comportamento na Infância e Adolescência tem motivado a procura de respostas que permitam a sua prevenção, e intervenção, na prática clínica de Pedopsiquiatria. Do mesmo modo que sabemos que as interações familiares desadequadas podem fortalecer a sua ocorrência, tem sido realçado o papel crucial dos pais e cuidadores como agentes de mudança na intervenção pluridisciplinar concernente a estas perturbações. As intervenções parentais em grupo de forma estruturada e sustentada, baseadas na promoção de Parentalidade positiva, apresentam-se como uma medida de implementação promissora, neste âmbito.

Objetivos: Apurar as principais mudanças obtidas com o programa Mais Família, Mais Jovem, aplicado ao longo de doze semanas com sessões de duas horas semanais, numa amostra clínica de pais de crianças acompanhadas em consulta de segunda infância de pedopsiquiatria (população de três a doze anos), Hospital Dona Estefânia, Lisboa.

Métodos: Antes e após a implementação do programa procedeu-se à aplicação de um conjunto de instrumentos (Questionário de Capacidades e de Dificuldades: versão mãe/pai; Índice de Parentalidade Autorizada: versão pai/mãe) que permitem avaliar a eficácia da implementação do mesmo. A avaliação e discussão dos resultados foi ainda estendida a um período de follow-up a três meses.

Resultados e Conclusões: A participação dos pais na intervenção traduz-se numa melhoria percecionada, em todos os tempos de avaliação, das suas práticas de aceitação e apoio aos filhos, assim como na redução da noção de sobrecarga parental. Estes dados suportam a evidência apontada pelo programa, no desenvolvimento de padrões de relacionamento saudáveis com os filhos, no exercício da autoridade, diálogo, respeito e educação pelo afeto, permitindo a aquisição de competências parentais nestes domínios. De acordo com o esperado, também os problemas externalizantes das crianças e a avaliação global das suas dificuldades evidenciam uma redução sustentada. A principal limitação encontrada foi a reduzida dimensão da amostra, pelo que estes resultados suportam a necessidade de maior investimento na aplicação do programa nos serviços de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, bem como a realização de mais estudos para confirmar a sua eficácia.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Secção

Artigos Originais