Integração das Pessoas com Perturbações do Espectro da Esquizofrenia na Sociedade: Uma Revisão Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.21200Palavras-chave:
Esquizofrenia, Psiquiatria Comunitária, Reabilitação, Portugal, Perturbações do Espectro da Esquizofrenia e Outras Perturbações Psicóticas, Suporte Social, Condições SociaisResumo
Introdução: As Perturbações do espectro da Esquizofrenia (PEE) encontram-se entre as patologias psiquiátricas associadas a maior gravidade e condicionantes de maior limitação funcional, constituindo uma das principais causas de exclusão social.
Objectivos: O objectivo deste trabalho é rever a literatura relativamente ao suporte social e familiar, bem como às intervenções reabilitativas disponíveis para os doentes com PEE, particularmente no contexto português.
Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura com base em pesquisa na PubMed dos artigos relevantes neste contexto.
Resultados e Conclusões: A literatura publicada sobre este tema realça a marcada dependência de suporte familiar pelos doentes com PEE. As limitações na integração no mercado laboral, a dependência económica e as dificuldades em estabelecer relacionamentos estáveis acentuam ainda mais a sua exclusão social. A evidência aponta para a necessidade de investimento adicional na reabilitação psicossocial destes indivíduos.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-31 (2)
- 2023-12-30 (1)
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.