Psicose dissociativa – a propósito de um caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.21924Palavras-chave:
Psicose Dissociativa, Janet, Dissociação, PsicoseResumo
Introdução: A Psicose dissociativa de Janet contempla o fenómeno de divisão da personalidade, aquando de um evento de vida traumático. Num contexto intenso de stress emocional, o nível de energia adstrito à dimensão que mantém a funcionalidade do indivíduo pode decrescer e permitir a expressão da dimensão associada ao evento primário. Este fenómeno traduz-se num quadro com alterações da senso-perceção e do pensamento.
Objetivos: A propósito de um caso clínico, revisitar uma descrição clássica do fenómeno dissociativo para integrar a anamnese apurada.
Métodos: Efetuou-se uma abordagem psicopatológica compreensiva do caso clínico.
Resultados e Conclusões: Utente do sexo feminino, 26 anos, antecedentes médico-cirúrgicos irrelevantes. Percurso biográfico com dois eventos de vida traumáticos (falecimento dos pais, aos 18 e 22 anos). Quadro psicopatológico súbito de discurso desorganizado e incoerente, pensamento descarrilado com ideias grandiosas e autorreferenciais, envolvendo os pais. A anamnese crítica permitiu revisitar uma descrição clássica do processo psicótico, em particular o contínuo entre dissociação e psicose.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.