Alucinações Musicais e Esquizofrenia: a Propósito de um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.3273Palavras-chave:
Alucinações Musicais, Pseudoalucinações musicais, Esquizofrenia, Hipoacúsia, Fases de evolução das alucinações musicaisResumo
As alucinações musicais são um tipo de alucinações auditivas complexas. Trata‐se de um fenómeno relativamente raro e etiologicamente heterogéneo. Como principais etiologias, têm sido apontadas a hipoacúsia, a patologia cerebral orgânica, a epilepsia, e as doenças psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia. A propósito de um caso clínico, os autores revêem e discutem a etiologia e a psicopatologia das alucinações musicais. Parece tratar‐se de um fenómeno subdiagnosticado, cuja pesquisa activa poderá permitir uma compreensão mais completa do quadro clínico apresentado pelo doente.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.