Semente – Um Programa de Promoção da Saúde Mental nos Filhos de Pessoas com Doença Psiquiátrica (COPMI)

Autores

  • Teresa Maia
  • Catarina Pereira
  • Joana Marau
  • Mónica Loureiro
  • Lurdes Toscano

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.33678

Palavras-chave:

Saúde Mental, Intervenções Preventivas, Promoção, COPMI

Resumo

Introdução: O Departamento de Saúde Mental (DSM) do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF) assume a sua visão de saúde pública e um modelo comunitário como princípios orientadores na prestação de cuidados à população pela qual é responsável. Entende também como sua missão o desenvolvimento de programas preventivos de saúde mental. O financiamento pelos EEA Grants permitiu desenvolver o programa Semente, um programa de promoção da saúde mental nos filhos de pessoas com doença psiquiátrica (COPMI).

Objetivos: Os autores propõem-se descrever o programa Semente, desenvolvido pelo DSM do HFF. Enquadramento: Os COPMI representam uma população com elevado risco psicossocial, nomeadamente de negligência, maus-tratos e interações familiares disfuncionais que podem estar associados a psicopatologia familiar, assim como maior risco de exposição a estigma e isolamento. São recomendadas abordagens centradas na família, que podem ser implementadas pelos profissionais responsáveis pelo tratamento de pessoas com doença psiquiátrica, estando documentada a sua eficácia.

Descrição e implementação do programa: O programa Semente tem como objetivos promover a saúde mental dos COPMI, reforçar competências parentais nas pessoas com doença psiquiátrica e identificar precocemente psicopatologia nos seus filhos. Desenvolvido em conjunto por profissionais dos Serviços de Psiquiatria de adultos (SPA) e de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SPIA), está estruturado em três níveis de intervenção de acordo com o grau de risco psicossocial, em que o terceiro nível é de intervenção terapêutica. Através da identificação de fatores de risco e de proteção, os profissionais das equipas comunitárias de adultos orientam as famílias para intervenções preventivas. Foi definido um plano de formação geral e em intervenções específicas dirigido aos profissionais e constituída uma rede integrada de cuidados.

Conclusões: O programa Semente permitiu implementar um programa de promoção da saúde mental numa população vulnerável, com maior risco de desenvolvimento de psicopatologia, mas de fácil acesso através dos seus pais. Torna possível intervir no balanço entre fatores de risco e de proteção, que medeiam a transmissão transgeracional de psicopatologia. Para a sua sustentabilidade, salienta-se o reforço da articulação entre o SPA e o SPIA e a formação dos profissionais. Trata-se de um programa inovador, sustentável e replicável.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Secção

Programas Inovadores