Revisitando a Síndrome de Cotard: Ilustração de Dois Casos Clínicos Psiquiátricos

Autores

  • Lídia Sousa Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, Hospital De Santa Maria, CHLN EPE
  • Sónia Oliveira Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, Hospital De Santa Maria, CHLN EPE
  • Lucinda Bastos Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, Hospital De Santa Maria, CHLN EPE

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6331

Palavras-chave:

Síndrome de Cotard, Terminologia, Etiologia, Epidemiologia, Diagnóstico Diferencial.

Resumo

Introdução: A Síndrome de Cotard (SC) é uma Síndrome neuropsiquiátrica rara e grave, cuja característica central é a existência de delírios niilistas. Tem surgido controvérsia relativamente ao quadro clínico que Jules Cotard descreveu e recentemente têm sido feitas tentativas, não só para clarificar a terminologia utilizada, mas também para definir diferentes subtipos desta síndrome e explorar as suas bases biológicas.

Objetivos: Rever sumariamente a terminologia, etiologia, epidemiologia e diagnósticos diferenciais desta síndrome, a propósito da descrição de dois casos clínicos.

Métodos: Pesquisa bibliográfica através das bases de dados eletrónicas Medline e Gallica (Biblioteca Nacional de França), consulta de registos clínicos e entrevistas diretas com os doentes.

Resultados e Conclusões: Tipicamente os doentes diagnosticados com SC verbalizam a ideia delirante de que estão mortos ou prestes a morrer. Podem, no entanto, negar apenas a existência de partes do corpo ou do funcionamento de órgãos, ou chegar mesmo a pôr em causa a própria existência do mundo externo. Ilustramos o caso de uma doente de 66 anos com o diagnóstico de perturbação afetiva bipolar, admitida no contexto de um episódio depressivo grave com sintomas psicóticos, compatível com o tipo II da SC, e o caso de um jovem de 22 anos admitido por um primeiro surto psicótico com características esquizomorfas, que apresentava delírios niilistas configurando uma SC tipo I.

Biografia Autor

Lídia Sousa, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, Hospital De Santa Maria, CHLN EPE

2006-2012: Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

2013: Ano comum do internato médico na Unidade Local de Saúde de Matorinhos - Hospital Pedro Hispano

2014: Início do internato de formação específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar de Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental

Downloads

Publicado

2016-07-19

Edição

Secção

Casos Clínicos