Editorial

Autores

  • Teresa Maia Serviço de Psiquiatria; Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.7642

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Este novo número da Psilogos, inicia-se com a publicação de algumas das conferências e apresentações que integraram o programa do nosso último Simpósio, organizado desta vez em torno de um tema que desde sempre apaixona clínicos, investigadores, estudiosos e pensadores e que se traduz no título ”Sobre o corpo e a mente”. Da Neurobiologia, à Filosofia, à Psicanálise, da clínica às várias intervenções terapêuticas, contámos com várias visões enriquecedoras sobre este tema, tão relevante para a nossa prática, e para a nossa sede de integração de conhecimento. Neste número publicamos as conferências e comunicações de Susana Oliveira que aborda as doenças psiquiátricas como doenças sistémicas, de João Carlos Melo que nos fala sobre o inconsciente e memória, de Pedro Varandas que aborda a eficácia farmacológica no tratamento da depressão e de Rui Martins que nos fala da regulação tónico-emocional e da intervenção psicomotora.

Mas, para além das Actas do Simpósio, o leitor poderá também encontrar nesta revista um artigo original de Teresa Alves do Reis e colaboradores sobre as diferentes perspectivas de psiquiatras e autoridades de saúde sobre os internamentos compulsivos e quatro artigos de revisão. Nestes artigos João Gama Marques e Diogo Telles Correia descrevem o contributo de Barahona Fernandes para a psicopatologia, Cátia Moreira e Pedo Afonso abordam as alterações do sono na doença bipolar, Pedro Alves de Moura e colaboradores revêm a literatura sobre a disfunção dopaminérgica mesolímbica na psicose e Filipa Novais e colaboradores fazem também uma revisão da literatura sobre as reacções medicamentosas cutâneas adversas associadas aos psicofármacos.

A revista inclui ainda um artigo de Bruno Teixeira e colaboradores que descreve dois casos de síndrome de Cotard com recusa alimentar.

Esperamos que este número seja do vosso interesse e que contribua para o alargar do vosso conhecimento.

Termino com uma frase, que nos inspira, de Leonardo da Vinci:

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”

Boa leitura!

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Secção

Editorial