Depressão, Obesidade e Cirurgia Bariátrica

  • Andreia Lopes Hospital Garcia de Orta
  • Diogo Telles-Correia Centro hospitalar Lisboa Norte, EPE Faculdade de Medicina de Lisboa
Palavras-chave: bioavailability, bariatric surgery, obesity, depression.

Resumo

Introdução: O excesso de peso é um problema cada vez mais significativo em todo o mundo. Em Portugal, em 2008, 60% da população adulta tinha excesso de peso e 25% era obesa. A relação entre as perturbações afetivas e a obesidade é sobejamente conhecida e cerca de 2/3 da população que procura a cirurgia bariátrica tem um diagnóstico psiquiátrico, sendo a depressão o mais comum.

Objetivos: Esta revisão pretende estudar a relação da depressão e obesidade antes e após uma cirurgia bariátrica e analisar o impacto da cirurgia bariátrica na farmacocinética dos medicamentos antidepressivos e vitaminas e minerais com influência na sintomatologia depressiva.

Metodologia: Efetuou-se uma pesquisa na literatura em língua inglesa na MEDLINE, desde 1988 a 2015, utilizando como palavras-chave: absorption,  bioavailability, bariatric surgery, obesity, depression, antidepressants.

Resultados: A depressão e a obesidade potenciam-se uma à outra, estando fatores como a gravidade de cada uma destas condições, o género, a inatividade física, a dieta e a toma de medicamentos antidepressivos envolvidos nesta relação recíproca. A cirurgia bariátrica para tratamento da obesidade acarreta alterações na farmacocinética dos fármacos antidepressivos e nos nutrientes envolvidos na regulação do humor.

Discussão e Conclusão: Os dados disponíveis sobre os temas propostos alertam para a necessidade de prestar atenção aos doentes submetidos a cirurgia bariátrica e com sintomatologia depressiva. Não só porque a existência de sintomatologia depressiva prediz um menor sucesso na perda de peso, mas também porque esta cirurgia acarreta uma diminuição na biodisponibilidade da medicação antidepressiva.

Biografia do Autor

Andreia Lopes, Hospital Garcia de Orta
Interna de Formação Específica de Psiquiatria.
Publicado
2018-01-20
Secção
Artigos de Revisão