Potencialidades do sorgo sacarino [Sorghum bicolor (L.) Moench] para a produção sustentável de bioetanol no Alentejo

Autores

  • M. E.V. Lourenço
  • V. M.L. Massa
  • P. M.M. Palma
  • A. E.M. Rato

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15385

Resumo

Fazem-se algumas considerações sobre a importância dos biocombustíveis (biodiesel e bioetanol), num futuro próximo, e acerca das potencialidades do sorgo sacarino para a produção de bioetanol.

Apresentam-se resultados de um ensaio de quatro dotações de rega (1500, 2500, 3500 e 4500 m3/ha) aplicadas a uma variedade de sorgo sacarino. Avaliou-se a concentração em sólidos solúveis (ºBrix) nos caules verdes e a altura das plantas ao longo do ciclo. Determinou-se a produção de matéria verde em caules e de matéria seca em caules, folhas e inflorescências. Estimou-se também a produção de açúcar e bioetanol por hectare.

Os dados revelaram que a dotação de rega mais aconselhável foi a de 4500 m3/ha pois conduziu aos melhores resultados em todos os parâmetros, excepto no que se refere ao Brix que foi semelhante à da dotação de 3500 m 3/ha (17 e 16%, respectivamente). Com aquela dotação de rega, se os resultados se confirmarem, será de esperar que, no Alentejo, as produções de bioetanol, da referida cultura, sejam superiores a 5000 l/ha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-08

Edição

Secção

Geral