Efeito da fertilização azotada na produção e na qualidade do grão de cevada para malte em condições mediterrâneas de regadio

Autores

  • M. Patanita
  • L. López-Bellido

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15387

Resumo

A cultura da cevada para malte em condições Mediterrâneas de regadio permite a obtenção de rendimentos mais elevados e estáveis. Além disso, proporciona também baixos conteúdos de proteína no grão, uma vez que a cultura não está sujeita aos défices hídricos, particularmente durante o enchimento do grão, típicos das situações de sequeiro.

O critério mais importante para que o grão de cevada possa ter qualidade malteira e, com isso, benefícios complementares, é o teor de proteína do grão situar-se entre 9 e 12% da matéria seca. Esta característica depende, principalmente, dos níveis e épocas da fertilização azotada (N). A alteração da cultura da cevada para malte, tradicionalmente realizada em sequeiro, para sistemas de regadio, envolve o ajustamento dos itinerários técnicos, nomeadamente a dose e o fraccionamento da fertilização azotada.

Na região de Beja, Sul de Portugal, foram instalados no ano agrícola de 2003-04 ensaios de campo com a cultura da cevada (Hordeum vulgare L. spp. distichum, cultivar Scarlett) numa situação de regadio, com dois factores. Cinco doses de N (0, 75, 100, 125 e 150 kg/ha) e cinco fraccionamentos/épocas de aplicação (sementeira, sementeira + afilhamento, sementeira + encanamento, afilhamento + encanamento e sementeira + afilhamento + encanamento).

Os resultados obtidos mostram que a maior produção de grão foi obtida com as mais altas doses de N (125 e 150 kg/ha) e com os fraccionamentos sementeira + afilhamento e sementeira + afilhamento + encanamento. O teor de proteína do grão aumentou com as doses de N mais altas e com as aplicações mais tardias (afilhamento + encanamento), mas dentro dos limites requeridos pela indústria. Observou-se um ligeiro decréscimo no tamanho do grão (calibre > 2,5 mm) com o aumento da dose e com as aplicações ao encanamento, principalmente, sementeira + encanamento e afilhamento + encanamento.

De acordo com os nossos resultados, as maiores doses de N ensaiadas, bem como as aplicações mais tardias, poderão ser usadas na cultura da cevada em condições Mediterrâneas de regadio, conduzindo ao aumento da produção de grão e à melhoria da qualidade do grão para malte, com evidentes benefícios para os produtores de cevada e para os industriais malteiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-08

Edição

Secção

Geral