Produção silvícola no montado. Análise e reflexão sobre a gestão sustentada dos montados de sobreiro
DOI:
https://doi.org/10.19084/rca.15393Resumo
Os montados são sistemas de uso múltiplo, em que as várias produções estão em equilíbrio dinâmico no espaço e no tempo. Esta organização espacial e temporal conduziu à manutenção do sistema produtivo pela redução dos riscos inerentes a cada produção, face à variabilidade climática característica do clima mediterrânico.
Os montados são característicos do sul de Portugal, sendo mais frequentes os de sobreiro. Nos montados de sobro a produção principal é normalmente a cortiça, aliada à pecuária e/ou à agricultura. De referir ainda o importante papel que estes sistemas têm de protecção do solo e da água, conservação de habitats e biodiversidade e amenidades.
A manutenção do potencial produtivo do montado está associada à sua resiliência, sendo especialmente dependente do solo. A identificação das fragilidades do sistema permitiu dar indicações para uma gestão sustentada dos montados de sobro.