Projecção de lactações incompletas

Autores

  • C. Roquete
  • J. Castro

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15401

Resumo

A Análise Factorial não sendo uma metodologia recente tem, na sua essência, justificação teórica para a questão da projecção de lactações incompletas, que cada vez mais se justifica devido ao desenvolvimento quase exponencial da capacidade dos computadores em termos de memória, velocidade e armazenamento de dados.

Neste contexto foi aplicado e ensaiado um desenvolvimento computacional, com base em uma população de bovinos leiteiros da região Sul de Portugal, tendo-se demonstrado ser perfeitamente exequível um tratamento matemático-estatístico, tendo por base a Análise Factorial, para um elevado número de registo do Contraste Oficial Leiteiro.

Não sendo a única, é no entanto, mais uma metodologia para apoio da selecção e melhoramento da população bovina de leite, com a grande vantagem de não fornecer estimativas tendenciosas ou enviesadas.

Em resultado final, pela utilização da técnica, houve um incremento em cerca de 10% do número de lactações envolvidas na avaliação genética da população em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Edição

Secção

Geral