Diversidade funcional em sistemas de montado: fluxo de nutrientes em Quercus rotundifolia Lam.
DOI:
https://doi.org/10.19084/rca.15404Resumo
Os componentes dos ciclos de nutrientes em montados de Quercus rotundifolia Lam., relacionados com a precipitação foram estudados na região de Évora, de Novembro de 1996 a Dezembro de 2000. A precipitação bruta, o gotejo a diferentes distâncias do tronco e o escorrimento ao longo do tronco das árvores foram quantificados de modo contínuo, sendo colhidas amostras semanalmente para se proceder à respectiva caracterização química. A quantidade de nutrientes transferidos para o solo através das diferentes soluções foi também determinada. Verificou-se um acréscimo da concentração das espécies iónicas no gotejo em relação à precipitação bruta, o qual foi ainda mais manifesto no escorrimento ao longo do tronco.
Estudaram-se, igualmente, as características físico-químicas do solo sob e fora da influência da copa destas árvores, num montado relativamente esparso. Além disso, também se avaliou a quantidade das camadas orgânicas e a quantidade de nutrientes aí retidos. As características físicas e químicas do solo apresentaram, de um modo geral, uma diferenciação positiva em resultado da presença das árvores.
Avaliou-se a taxa de mineralização de N nas áreas sob e fora da acção do coberto das árvores, tendo-se observado uma mais elevada disponibilidade deste nutriente nas áreas do sob coberto.