A influência da poda mecânica na produção e na eficiência da colheita da azeitona por vibração

Autores

  • A. B. Dias
  • J. O. Peça
  • L. Santos
  • A. Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15440

Resumo

Em Portugal tem-se verificado um incremento no custo de execução da poda da oliveira, pelo que os autores iniciaram em 1997 a avaliação da aplicação da poda mecânica como alternativa à poda manual efectuada com moto - serra.

Estabeleceram-se ensaios de campo com os seguintes tratamentos: T1 – poda manual com moto-serra; T2 – poda mecânica, efectuada por uma máquina de podar de discos, montada no carregador frontal de um tractor agrícola; T3 – poda mecânica efectuada pela máquina de podar de discos, seguida de complemento manual com moto - serra.

Em cada ensaio, efectuou-se a colheita da azeitona com vibradores de tronco multidireccionais, tendo-se avaliado a produção total por árvore e o desempenho do vibrador na colheita da azeitona, em termos de eficiência de colheita e tempo de vibração por árvore.

Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos em dois ensaios, não se tendo verificado diferenças significativas (P>0,1) entre os tratamentos na produção de azeitona, nos quatro anos após a execução da poda.

Relativamente ao desempenho do vibrador, os resultados obtidos mostram que há necessidade de adequar a forma de abordar a árvore e a duração da vibração, de modo a manter o mesmo grau de eficiência entre os tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Edição

Secção

Geral