Metabolitos secundários como fontes de bioherbicidas: situação actual e perspectivas

Autores

  • L. S. Dias
  • A. S. Dias

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15446

Resumo

Metabolitos secundários produzidos e libertados por plantas, bactérias e fungos estão envolvidos numa variedade de processos ecológicos, nomeadamente como semioquímicos e alelopatinos. Adicionalmente, e para além das suas possíveis funções ecológicas, muitos dos metabolitos secundários são fitotóxicos, constituindo uma fonte relativamente inexplorada de novos herbicidas.

Solanum nigrum (erva-moira) é uma infestante importante e muito bem sucedida num grande número de culturas, nomeadamente hortícolas e será usada como exemplo principal das utilizações actuais de aleloquímicos vegetais bem como das perspectivas de utilização deste tipo de compostos como bioherbicidas.

Nesse âmbito revêem-se as principais estratégias de pesquisa de bioherbicidas e apresenta-se o estado da arte dos modos de acção de aleloquímicos já comercializados como herbicidas (Bialaphos e PPT), patenteados (AAL-toxina) e em investigação, quer produzidos por plantas superiores (sorgoleona e derivados do cineol) quer de origem bacteriana (hidantocidina) e fúngica (fumonisinas, coletotriquina).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Edição

Secção

Geral