Componentes da produção de grão em genótipos de trigo mole nas condições mediterrânicas

Autores

  • José Manuel Godinho Calado
  • Gottlieb Basch
  • Mário de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15573

Resumo

O estudo realizado tinha como objectivo verificar a formação do rendimento de genótipos de trigo mole em função das componentes da produção, sob a influência da irregularidade das condições ambientais mediterrânicas.

Para existir variabilidade das condições ambientais, a experimentação foi realizada com diferentes datas de sementeira de quinze genótipos de trigo mole durante quatro anos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com divisão dos talhões e quatro repetições.

A partir dos resultados, conclui-se que a formação das espigas, sobretudo as produtivas e, em consequência, o número de grãos por unidade de superfície, são as componentes da produção que mais se relacionam com a produção de grão em condições mediterrânicas. Nestas condições, os genótipos que formam mais grãos, com valores entre dez mil a doze mil por metro quadrado, como por exemplo a variedade Nabão, atingem rendimentos mais elevados. Quando o valor desta componente, número de grãos, se mantem regular perante diferentes condições ambientais, as variedades de trigo apresentam regularidade produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Secção

Geral