Componentes da produção de grão em genótipos de trigo mole nas condições mediterrânicas

Autores/as

  • José Manuel Godinho Calado
  • Gottlieb Basch
  • Mário de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15573

Resumen

O estudo realizado tinha como objectivo verificar a formação do rendimento de genótipos de trigo mole em função das componentes da produção, sob a influência da irregularidade das condições ambientais mediterrânicas.

Para existir variabilidade das condições ambientais, a experimentação foi realizada com diferentes datas de sementeira de quinze genótipos de trigo mole durante quatro anos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com divisão dos talhões e quatro repetições.

A partir dos resultados, conclui-se que a formação das espigas, sobretudo as produtivas e, em consequência, o número de grãos por unidade de superfície, são as componentes da produção que mais se relacionam com a produção de grão em condições mediterrânicas. Nestas condições, os genótipos que formam mais grãos, com valores entre dez mil a doze mil por metro quadrado, como por exemplo a variedade Nabão, atingem rendimentos mais elevados. Quando o valor desta componente, número de grãos, se mantem regular perante diferentes condições ambientais, as variedades de trigo apresentam regularidade produtiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-17

Número

Sección

General