Walnut production and marketing in Portugal and in the world context

Autores

  • Celestino Almeida

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.19648

Resumo

A cultura da nogueira (Juglans regia L) para exploração do fruto tem sido, recentemente em Portugal, alvo dos interesses de vários empresários agrícolas. Cremos que este fenómeno ocorre pelo reconhecimento dos interesses de mercado. Estes, por sua vez, estão essencialmente associados às características organoléticas da noz, a qual, enquanto elemento da dieta alimentar humana, tem vindo a ser alvo de um reconhecimento crescente nos últimos anos, tanto por força do aumento da capacidade de análise dos constituintes do fruto como pelo conhecimento dos efeitos que estes podem exercer na saúde. Neste contexto, contribui ainda a favor da cultura da nogueira a grande diversidade de utilização dos seus produtos, além da alimentação humana, designadamente na indústria farmacêutica, no fabrico de corantes, de licores e ainda na indústria da madeira e seus transformados.

O presente estudo desenvolve-se em torno da análise dos dados oficialmente disponíveis, no sentido de elaborar um quadro informativo dos principais elementos caracterizadores dos aspetos produtivos e comerciais da nogueira/noz, no panorama mundial e nacional, identificando-se tendências e tentar contribuir para a definição da tipologia dos tipos de empresários agrícolas envolvidos na cultura da nogueira/noz.

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Publicado

2021-02-12