Aparecimento de plantas espontâneas com e sem perturbação do solo em condições mediterrânicas

Autores/as

  • José Manuel Godinho Calado
  • Gottlieb Basch
  • Mário de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15602

Resumen

A diminuição da perturbação do solo é de extrema importância para a manutenção e preservação dos sistemas agrícolas. Por isso, o estudo realizado neste trabalho tinha como objectivo verificar o aparecimento das plantas espontâneas a partir do solo com e sem perturbação.

A população de plantas emergidas inicialmente, no Outono, foi controlada com perturbação do solo através da simulação da mobilização realizada pelo escarificador e sem perturbação do solo em que se aplicou um herbicida total e não residual. A experimentação foi efectuada em solos Mediterrâneos durante quatro anos, com um delineamento experimental em blocos casualizados e oito repetições.

De acordo com os resultados, verifica-se que a perturbação do solo efectuada para controlar a flora espontânea no Outono influencia significativamente o aparecimento das plantas em condições mediterrânicas e permite obter maior densidade populacional, que aumenta com o acréscimo da precipitação acumulada. Daqui conclui-se que em sistemas com diminuição da perturbação do solo, como por exemplo, de sementeira directa, é possível decrescer a infestação nas culturas de Outono-Inverno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-18

Número

Sección

General