Efeito do controle do sob coberto e da fertilização no crescimento e concentração de nutrientes em pinheiro bravo (Pinus pinaster Ait.)

Autores/as

  • R. Xavier
  • A. L. Pires

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15761

Resumen

Para determinar o interesse do controle da vegetação do sob coberto e da aplicação de N, P e K no crescimento e concentração de nutrientes em pinheiro bravo (Pinus pinas­ter Ait.) escolheu-se um pinhal com seis anos onde, em Julho de 2002, foram aplicados cinco tratamentos: testemunha (T); corte e remoção da vegetação (CR); corte, remoção da vegetação e fertilização (CRF); corte e destroçamento da vegetação (CD); corte, destroçamento da vegetação e fertilização (CDF).

Entre 2002 e 2007, e em relação a todos os parâmetros dendrométricos considerados, altura, diâmetro, área basal e volume, verificou-se que os acréscimos ocorridos no tratamento CDF foram superiores (p<0,05) aos dos outros tratamentos. Os menores crescimentos ocorreram na Testemunha e/ou no tratamento CR. Em geral, não houve diferenças significativas entre os tratamentos CD e CRF. Os resultados indicam, assim, que a remoção da vegetação do sob coberto deverá ser considerada apenas se forem adicionados fertilizantes (tratamento CRF) a fim de se evitarem efeitos negativos no crescimento. A concentração de N, P e K nas agulhas só aumentou em 2003 e 2004 com a aplicação dos adubos, embora de forma não significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-26

Número

Sección

General