A situação do ensino da protecção integrada e da fitofarmacologia em Portugal e na Europa

Autores/as

  • Elisabete Figueiredo
  • Maria do Céu Godinho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.16201

Resumen

Em 2005, no 7º Encontro Nacional de Protecção Integrada foi analisada a evolução do ensino da protecção de plantas e o retrato da situação à data, nas universidades e politécnicos com ensino de ciências agrárias. A situação actual está, ainda, bem ilustrada pelos referidos trabalhos, pois as escolas já tinham adaptado os curricula à Declaração de Bolonha. Neste trabalho, actualiza-se o quadro do ensino superior nacional e confrontam-se os curricula com os de várias instituições europeias de ensino superior, no que se refere a protecção integrada e fitofarmacologia. Verifica-se que os conteúdos e o tempo de trabalho em protecção de plantas são diminutos face às exigências de formação impostas pela Directiva 2009/128/CE, em Portugal e no resto da Europa, em particular ao nível do 1º ciclo. Apresenta-se a reacção recente de docentes, investigadores e técnicos espanhóis face a este problema, uma vez que as circunstâncias que a motivaram sucedem igualmente em Portugal.

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Publicado

2018-12-23

Número

Sección

General