Impacto da produtividade leiteira e qualidade morfológica das vacas leiteiras na rentabilidade económica das explorações

Autores

  • Bruno Almeida
  • Emiliana Silva
  • Francisco Silva
  • Alexandra Marta Costa

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA15022

Resumo

A situação económica das explorações leiteiras dos Açores está a atravessar dificuldades devido à liberalização da produção de leite na Europa. A pecuária açoriana necessita de se preparar para esta mudança sendo prioritário o melhor conhecimento dos fatores que influenciam a produtividade e/ou rentabilidade agrícola. Este trabalho apresenta um modelo de regressão linear múltipla que relaciona o rendimento das explorações com as características técnico-económicas, produtivas e morfológicas de 91 explorações de São Miguel, com dados de 2010.

Verificou-se que existe uma forte correlação e um efeito significativo entre a produção de leite aos 305 dias e a pontuação final resultante das classificações parciais de carateres descritivos primários das primíparas (r=0,748). O mesmo se passa na produção de gordura (r=0,673) e proteína (r=0,731), em igual período. O modelo de regressão linear múltipla, com R2=0,736, estabelece que a venda de leite, os custos (alimentação, salários, rendas) e as cabeças normais, todos por unidade de superfície, têm efeito significativo no rendimento do empresário e família por hectare das explorações leiteiras. Conclui-se ser necessário melhorar a qualidade morfológica das vacas leiteiras, para aumentar a produção de leite, proteína e gordura, permitindo um aumento da venda de leite por hectare.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Secção

Geral