Biodiversidade em habitats naturais e seminaturais da baixa do rio Seia

Autores

  • Luis Veloso
  • Alexandre Silva
  • Leónia Nunes
  • Cristina A. Costa

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA16195

Resumo

A baixa do rio Seia alberga uma grande diversidade florística que se organiza em diversos habitats naturais e seminaturais. É possível encontrar, nesta área, locais com presença de vegetação potencial, ainda que esta baixa tenha sido alvo de intensa intervenção humana, bem como espécies relevantes em termos de conservação.

O principal objetivo deste trabalho foi contribuir para a preservação dos habitats e espécies presentes numa área recentemente desanexada do Parque Natural da Serra da Estrela – a baixa do rio Seia. Assim, foi feita a georreferenciação dos limites da baixa do rio Seia e o levantamento florístico nos vários habitats presentes na área de estudo (carvalhal, prados secos, prados húmidos, matos rasteiros de urze, matos de rosmaninho, matos altos de tojo e galeria ribeirinha).

Foram identificadas 210 taxa, agrupados em 55 famílias, que representam cerca de 40% das espécies que ocorrem no município de Seia. Na área de estudo do presente trabalho, destaca-se a presença de um núcleo de Veronica micrantha Hoffmanns. & Link, a presença de Narcissus bulbocodium L., e algumas espécies com distribuição reduzida em Portugal, como Myosotis persoonii Rouy e Cucubalus baccifer L.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-12

Edição

Secção

Geral