A biodiversidade da flora associada a ecossistemas agrários com enrelvamento natural

Autores

  • Davide Gaião
  • Anabela Nave
  • Daniela Teixeira
  • Leónia Nunes
  • Cristina Amaro da Costa

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA16175

Resumo

As infestantes, vistas na grande maioria das vezes como um obstáculo à boa produção agrícola, traduzem, pela sua presença e dinâmica, uma imensa riqueza que pode ser analisada do ponto de vista do equilíbrio de um ecossistema agrário.

Pretendeu-se com este trabalho efetuar a inventariação das espécies de flora presentes em cobertura natural do solo, em três ecossistemas agrários - olival, vinha e pomar de macieiras - localizados na quinta da Alagoa, Ranhados, Viseu.

Os inventários foram realizados ao longo de 9 anos, entre 2007 e 2015, mensalmente entre setembro e dezembro, com recurso ao método dos transetos. Em cada inventário, percorreu-se o campo aleatoriamente, perfazendo 300 passos e a cada passo registou-se a espécie presente.

Este trabalho, que incluiu os levantamentos florísticos realizados sistematicamente no período de tempo referido, a descrição das espécies encontradas, a análise dos dados por ecossistema e o resultado da aplicação de diversos índices de biodiversidade, permitiu contribuir para a caraterização e compreensão da biodiversidade da flora associada a diferentes ecossistemas com enrelvamento natural. No total observaram-se 18265 plantas pertencentes a 24 famílias, 64 géneros e 80 taxa, sendo que a família com maior diversidade de taxa foi a Asteraceae (26,4%). O pomar foi o ecossistema onde se registou maior diversidade da flora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-12

Edição

Secção

Geral