Impacto da COVID-19 nas dinâmicas sociofamiliares e académicas dos estudantes de enfermagem em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20104

Palavras-chave:

pandemia, covid-19, estudantes de enfermagem, confinamento, isolamento social, ensino superior

Resumo

Enquadramento: Devido à pandemia COVID-19 encerraram-se estabelecimentos de ensino e confinaram-se os estudantes.

Objetivos: Conhecer as mudanças sociofamiliares, académicas e comportamentais dos estudantes de enfermagem, provocadas pela pandemia COVID-19; caracterizar perceções de saúde, informação e adesão às medidas veiculadas.

Metodologia: Estudo quantitativo descritivo-correlacional com 425 estudantes de enfermagem. Utilizou-se o COVID-19 International Student Well-Being Study (C19 ISWS). Cumpriram-se pressupostos éticos.

Resultados: Suspensas aulas presenciais, os estudantes regressaram ao domicílio familiar, reduziram contactos com amigos e privilegiaram comunicações online. Manifestaram stress face às mudanças no ensino e à possibilidade de não concluírem o ano letivo. Reportaram aumento de materiais online, mas não identificaram acréscimo de trabalho académico. Referiram menos recursos financeiros. Consideraram informações da Direção-Geral da Saúde atempadas e compreensíveis e aderiram fortemente às medidas implementadas. Os consumidores, diminuíram significativamente consumos de tabaco, álcool e outros.

Conclusão: A pandemia COVID-19 trouxe alterações à vida dos estudantes de enfermagem, marcadas por retorno à casa da família, preocupações com sucesso escolar e afastamento das sociabilidades académicas, aderindo massivamente às medidas sanitárias recomendadas.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

Xavier, B., Camarneiro, A. P., Loureiro, L., Menino, E., Cunha-Oliveira, A., & Monteiro, A. P. (2020). Impacto da COVID-19 nas dinâmicas sociofamiliares e académicas dos estudantes de enfermagem em Portugal. Revista De Enfermagem Referência, 5(4), 1–10. https://doi.org/10.12707/RV20104

Edição

Secção

Artigos de Investigação