Autores

Bem-vindo!

Antes de se registar e submeter o seu artigo, tome conhecimento de todos os itens das Políticas Editoriais da Revista de Enfermagem Referência e consulte atentamente as Instruções aos Autores NOVO!.
Para ajudar à submissão do seu artigo, a RER disponibiliza também a Checklist Documentos para Submissão NOVO!, que enumera e descreve alguns aspetos sobre os documentos necessários à submissão.
O tempo de demora média do processo editorial, da submissão à publicação, é um importante desafio do Conselho Editorial da RER. Se a submissão do artigo não estiver em acordo com a Checklist Documentos para Submissão, o artigo será excluído do processo editorial.

A RER (RER) cumpre os critérios de uma revista de divulgação internacional, indexada e divulgada em formato eletrónico em diversas bases de dados nacionais e internacionais. O interesse dos autores em submeterem artigos científicos de elevada qualidade prestigia a Revista, pelo que damos a maior atenção aos processos de revisão, de forma a salvaguardar princípios científicos e éticos de edição e divulgação. O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade de todos os seus autores, aos quais compete respeitar os princípios éticos da investigação e cumprir as normas e orientações de edição da Revista. Ao publicar na Revista, os autores transferem os direitos autorais para a mesma.

A RER segue as normas da American Psychological Association (APA, 7ª Edição, 2020). Consideram-se as regras do novo acordo ortográfico, pelo que o Editor salvaguarda o seu direito de modificar termos de português do Brasil para português de Portugal. Os artigos deverão ser organizados de acordo com as normas APA (7ª Edição) e Tópicos de Análise Crítica, em função de uma categoria específica (artigos de investigação originais, artigos de revisão sistemática e scoping review, artigos de investigação histórica e artigos teóricos/ensaios). Os artigos de revisão sistemática e de scoping review, a publicar na RER deverão cumprir as exigências de síntese da evidência recomendadas por instituições reconhecidas internacionalmente na área, como por exemplo o Joanna Briggs Institute (JBI) e a Cochrane). Os artigos teóricos/ensaios, artigos de investigação histórica e as revisões sistemáticas e scoping reviews são publicados em número restrito. Por decisão do Editor-Chefe poderão ainda ser publicados artigos de outro tipo, por exemplo, recensões teóricas, biografias, protocolos de revisão sistemática, etc..

De acordo com o desenho de estudo, os artigos deverão seguir as guidelines internacionais da Rede EQUATOR (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research), desighadamente: CONSORT para estudos randomizados controlados; STROBE para estudos observacionais; COREQ para estudos qualitativos; PRISMA para revisões sistemáticas, etc..

Além dos Tópicos de Análise Critica disponibilizados, que ajudam na construção do artigo, os autores devem aceder e preencher os templates disponibilizados pela RER: Texto do Trabalho (artigo) NOVO! (adequar em função da tipologia de artigo); Página de Título NOVO!; Declaração de Responsabilidade NOVO! e Carta de Apresentação NOVO!. Estes dois últimos documentos deverão ser assinados por todos os autores (conforme descrito no ponto Declaração de Direito Autoral - Políticas Editoriais).

A UICISA: E apoia as políticas de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Os autores de artigos de ensaios clínicos deverão, preferencialmente, seguir o procedimento de registo disponível em http://www.who.int/ictrp/en/

A RER aceita artigos em português, espanhol e inglês. A publicação é bilíngue, pelo que uma vez aceites para publicação são traduzidos para inglês ou português. Não são cobradas taxas de processamento de artigo (article processing charges - APC) e/ou de submissão de artigo (submission charges). Os autores comprometem-se a suportar o serviço de tradução do artigo, uma vez aceite para publicação. O serviço de tradução tem um custo de 15€ por página a traduzir, incluindo página de resumos e referências.

 

O ARTIGO

Os artigos submetidos para publicação na RER devem obedecer aos seguintes critérios:

  1. Tipo: Devem ser artigos originais e versarem temas de saúde, enfermagem e educação, estruturados de acordo com os tópicos de análise crítica específicos da tipologia de artigo submetida.
  2. Título: Deverá ser informativo e sucinto, redigido na afirmativa, em português, inglês e espanhol (máximo de 16 palavras), sem abreviaturas, nem indicação da localização da investigação.
  3. Autores: Devem ser em número não superior a 7, devidamente identificados, com o nome, e-mail, país, identificador ORCID e afiliação institucional.
  4. Resumo: O resumo do trabalho deve ser apresentado em português, inglês e espanhol, e não deve exceder 170 palavras. Deve ser estruturado de acordo com os tópicos de análise crítica específicos da tipologia de artigo submetido.
  5. Palavras-chave: O artigo deve apresentar, no máximo, 6 palavras-chave, transcritas de acordo com os descritores MeSH e/ou DeCS, em português, inglês e espanhol (Pesquisar em: http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html e/ou http://decs.bvs.br/). Quando não se encontrar um descritor para uma palavra-chave, considerada relevante no estudo, excecionalmente, o Editor-Chefe poderá decidir pela sua inclusão.
  6. Texto:

Estrutura do texto:

- Os Artigos de Investigação devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Enquadramento, Questões de Investigação/Hipóteses, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências bibliográficas, respeitando os Tópicos de Análise Crítica de um Artigo de Investigação NOVO!.

- Os Artigos Teóricos/Ensaios devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências bibliográficas, respeitando os Tópicos de Análise Crítica de um Artigo Teórico/Ensaio NOVO!.

- Os Artigos de Revisão Sistemática devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão e Referências bibliográficas, respeitando os Tópicos de Análise Crítica de um Artigo de Revisão Sistemática NOVO!.

- Os Artigos de Scoping Review devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão e Referências bibliográficas, respeitando os Tópicos de Análise Crítica de um Artigo de Scoping Review NOVO!.

- Os Artigos de Investigação Histórica devem conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências bibliográficas, respeitando os Tópicos de Análise Crítica de um Artigo de Investigação Histórica NOVO!.

Formatação:

O texto do trabalho (artigo) deve ser redigido no template NOVO! disponibilizado pela RER. Deve ser apresentado em formato Word, letra Arial, tamanho 11, espaço 1,5, sem justificação, com numeração contínua de linha, páginas em formato A4 (margens superior e inferior de 2,5 cm e margens esquerda e direita de 3 cm), em coluna única, sem notas de rodapé. O artigo não deverá ultrapassar as 15 páginas incluindo títulos, resumos e palavras-chave (português, inglês e espanhol), referências bibliográficas, tabelas e figuras (gráficos, imagens, etc). Os autores devem dar a maior atenção aos aspetos morfológicos e sintáticos do discurso, evitando erros, redundâncias, jargão, etc..                                                                                                                                                 

  1. Tabelas e figuras (gráficos, imagens, etc): Apenas devem ser incluídos os que sejam absolutamente necessários para a compreensão do artigo. Devem ser referidos no texto e estar numerados por ordem de inclusão, em função de cada tipo. Os comentários aos dados e resultados apresentados devem anteceder as respetivas tabelas e figuras (gráficos, imagens, etc). As tabelas e figuras devem apresentar o número e título em cabeçalho e as figuras (gráficos, imagens, etc). Quaisquer abreviaturas usadas em figura/tabela devem ser descritas no rodapé da mesma (seguir as normas da APA, 7ª Edição).
  2. Citações: As citações podem ser diretas ou indiretas. Na citação direta, ou textual, a transcrição ipsis verbis do texto original deve ser apresentado entre aspas e acompanhada do autor, data de publicação e número da página. A citação indireta, ou paráfrase, deve ser acompanhada do autor e data de publicação. A citação no texto deve seguir as normas da APA (7ª Edição), conforme os exemplos apresentados na Tabela 2. Todos os autores citados deverão constar da lista de referências bibliográficas e vice-versa.

    Tabela 2

    Estrutura Básica de Citação – Citar referências no texto segundo a APA (7ª Edição, 2020)

    Fonte: APA (7ª Edição, 2020)

    A citação de recursos do(s) mesmo(s) autor(es), publicados na mesma data, deve ser realizada de acordo com este exemplo: "Vários artigos (Webster, 2020a, 2020b, 2020c; Webster & Sanders, 2020) referem que (…)". Nota: Deve indicar-se também o número de página, no caso de citação textual, tal como nos exemplos: Pereira (2020, p. 20) ou (Pereira, 2020, p. 20). 
     

  3. Referências bibliográficas: As referências selecionadas devem ser preferencialmente primárias. Devem colocar em evidência as publicações mais representativas do Estado da Arte da problemática, em particular as dos últimos 5 anos. As fontes devem ser localizadas, privilegiando a pesquisa em bases de dados de revistas nacionais e internacionais indexadas. As referências bibliográficas devem estar elaboradas de acordo com as normas da APA (7ª Edição). Todas as referências bibliográficas deverão estar citadas no texto. A lista de referências bibliográficas não deverá exceder o máximo de 30 referências, devendo, no mínimo, 80% ser de artigos de revistas indexadas em bases de dados internacionais e dos últimos 3 anos.                         

 

Normas da APA (7ª Edição, 2020) - Exemplos    

Livros

- Um autor
Gonçalves, C. (2021). Enfermagem: Sobrevivi!: Com manual de sobrevivência incluído. Chiado Books.
- Dois a vinte autores
Hinkle, J. L., & Cheever, K. H. (2020). Brunner & Suddarth: Tratado de enfermagem médicocirúrgica (14ª ed.). Guanabara Koogan.
NB: Quando tem vinte e um ou mais autores, incluir os nomes dos 19 primeiros autores, seguido de reticências e adicionar o último autor.


Obras do mesmo autor no mesmo ano
Netter, F. H. (2019a). Atlas of human anatomy (7th ed.). Elsevier.
Netter, F. H. (2019b). Atlas of human anatomy with latin terminology (7th ed.). Elsevier.
NB: Para documentos sem data, o formato é: “s.d.-a,” “s.d.-b.”
Para documentos no prelo, o formato é: “no prelo-a,” “no prelo-b.”

Obra traduzida
Polit, D. F., & Beck, C. T. (2019). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem (M. Toledo, Trans.; 9ª ed.). Artmed. (Obra originalmente publicada em 2001).

Autor coletividade (organismo, instituição…)
Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. (2020). Manual de procedimentos: Colaborar ativamente na prevenção e eliminação da mutilação genital feminina.
Direcção-Geral da Saúde. (2019). Plano de ação para a literacia em saúde: Portugal: 2019-2021.
NB: Quando o nome do autor e o editor são iguais, omite-se o nome do editor, não se substitui pela palavra “Autor”.

Editor literário
Ferrell, B. R., & Paice, J. A. (Eds.). (2019). Oxford textbook of palliative nursing. Oxford University Press.

Capítulo de Livros
Cunha, N., & Pacheco, A. (2020). Conceção, implantação e embriologia. In J. Neves (Coord.), Obstetrícia fundamental (pp. 41-51). Lidel.

Teses e dissertações
Braga, L. (2017). Práticas de enfermagem e a segurança do doente no processo de punção de vasos e na administração da terapêutica endovenosa [Tese de doutoramento]. Universidade de Lisboa.

Não publicada:
Veloso, E. M. (2017). Transição para a parentalidade: Confiança parental materna e confiança parental paterna no pós-parto [Dissertação de mestrado não publicada]. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Base de dados:
Pascoe, S. (2020). Healing bullying in nursing and nursing education through forgiveness (Publication Nº 28259585) [Doctoral dissertation, California Institute of Integral Studies]. ProQuest Dissertations & Theses Global.

Repositórios:
Cruz, M. D. (2020). Epidemiologia da dor neonatal: fatores determinantes para a sua prevenção e tratamento [Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina]. Estudo Geral: Repositório Científico da UC. https://hdl.handle.net/10316/91098

Artigos de Publicações Periódicas
Artigo com DOI:
Almeida, L., & Pereira, H. (2020). Estilos defensivos e funcionamento sexual em adultos. Psicologia, Saúde e Doenças, 21(2), 236-249. http://dx.doi.org/10.15309/20psd210201
Rima, S., Kerbyson, G., Jones, E., & Schmid, M. C. (2020). Advantage of detecting visual events in the right hemifield is affected by reading skill. Vision Research, 169, 41-48. https://doi.org/10.1016/j.visres.2020.03.001
Breda, L. F., & Cerejo, M. N. (2021). Influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação das necessidades informativas do doente. Revista de Enfermagem Referência, 5(5), e20088. https://doi.org/10.1016/j.visres.2020.03.001
Chapple, H. S. (2021). Placing a central vascular access device in a patient with substance use disorder: The ethical position of the infusion nurse. Journal of Infusion Nursing, 44(1), 21-25. https://doi.org/10.1097/NAN.0000000000000407

Artigo de periódico com DOI, e 21 ou mais autores
Lee, L. Y., Cazier, J.-B., Starkey, T., Briggs, S. E., Arnold, R., Bisht, V., Booth, S., Campton, N. A., Cheng, V. W., Collins, G., Curley, H. M., Earwaker, P., Fittall, M. W., Gennatas, S., Goel, A., Hartley, S., Hughes, D. J., Kerr, D., Lee, A. J., . . . Kerr, R. (2020). COVID-19 prevalence and mortality in patients with cancer and the effect of primary tumour subtype and patient demographics: A prospective cohort study. The Lancet Oncology, 21(10), 1309-1316. https://doi.org/10.1016/S1470-2045(20)30442-3

Artigo de periódico com DOI, e combinação de autor individual e autor grupo
Atkinson‐Briggs, S., Jenkins, A., Keech, A., Ryan, C., Brazionis, L., & the Centre of Research Excellence in Diabetic Retinopathy Study Group. (2021). A model of culturally‐informed integrated diabetes education and eye screening in indigenous primary care services and specialist diabetes clinics: Study protocol. Journal of Advanced Nursing, 77(3), 1578-1590. https://doi.org/10.1111/jan.14734

Artigo sem DOI:
Artigo de jornal sem DOI, com URL não pertencente a uma base de dados:
Henrique, J. S., Azevedo, S. M., Rosa, A., & Santos, J. C. (2021). Perceção da qualidade de vida da pessoa adulta com estrabismo, antes e após a intervenção cirúrgica de correção do estrabismo. Revista Investigação em Enfermagem, 2(34), 47-58. http://www.sinaisvitais.pt/images/stories/Rie/RIE34_S2.pdf

Jornal, revista ou artigo de jornal sem DOI, de bases dados de pesquisa académica, ou versão impressa:
Redondo Tébar, A., & Postigo Mota, S. (2021). El paciente con diabetes y COVID-19. Revista Rol de Enfermeria, 44(1), 8-23.
NB: Sempre que o URL não permite a visualização do documento, por ser necessário login e password, por exemplo, não deve ser indicado.

Documentos legislativos
Lei nº 5/2021 da Assembleia da República. (2021). Diário da República: 1.ª Série, n.º 35. https://dre.pt/application/conteudo/157996084
Regulamento nº 5/2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação para a Ciência e Tecnologia. Diário da República: 2.ª Série, n.º 3. https://dre.pt/application/conteudo/153024981
nº 70/20 - II Série. Ministério da Saúde, Gabinete da Ministra. Lisboa, Portugal.

Documentos eletrónicos
Livros
Pickering, G., Zwkhalen, S., & Kaasalainen (2018). Pain management in older adults: A nursing perspective. Springer Berlin Heidelberg. Recuperado de https://ehu.on.worldcat.org/search?queryString=no%3A1045796874#/oclc/1045796874

Sem autor
Behaviour modification. (2007). Educational Psychologist. Recuperado de http://www.educational-psychologist.org.uk/behaviour.html

Sem data
Society of Clinical Psychology. (n.d.). About clinical psychology. Recuperado de http://www.apa.org/divisions/div12/aboutcp.html

Livros (com o mesmo autor e editor):
Direcção-Geral da Saúde. (2020). Aconselhamento breve para a alimentação saudável nos cuidados e saúde primários: Modelo de intervenção e ferramentas 2020. https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/dgs-lanca-manual-sobre-alimentacaosaudavel-nos-cuidados-de-saude-primarios-pdf.aspx

Livro sem DOI:
Heng, D. Y., & Kollmannsberger, C, (Eds.). (2020). Practical approaches to managing advanced kidney cancer. Canadian Urological Association. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK566710/pdf/Bookshelf_NBK566710.pdf

Livro com DOI:
Acosta, J. D., Cerully, J. L., Wong, E. C., Sayers,E L., Zaydman, M., Meredith, L. S., Blum, I., Nanda, N., Tanielian, T., Ross, R., & Wilks, A. (2020). Cross-agency evaluation of DoD, VA, and HHS mental health public awareness campaigns: Analysis of campaign scope, content, and reach. RAND Corporation. https://doi.org/10.7249/RR1612
NB: Sempre que o documento tiver DOI, este tem preferência sobre o URL

Documento impresso com DOI
Peixoto, T. A., Peixto, N. M., Pinto, C. A., & Santos, C. S. (2021). Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro. Revista de Enfermagem Referência, 5(5), e20078. https://doi.org/10.12707/RV20078

Manuscrito:
Autor, A. A., & Autor, B. B. (data). Título do trabalho [Manuscrito não publicado/Manuscrito em preparação/Manuscrito submetido para publicação]. Departamento e Instituição onde foi produzido, se possível.
NB: Se o manuscrito foi enviado para publicação, não deve ser indicada a revista onde foi submetido, e deve ser citado como um artigo no prelo.

Conferências/Congressos
Comunicações:
Soares, A. M. (2020, janeiro 29-fevereiro 2). My-PEP: A prehabilitation intervention in oesophaseal cancer patients. In H. Pereira, S. Monteiro, G. Esgalhado, A. Cunha, & I. Leal (Eds.), Melhorar o bem estar global [Congresso]. 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Covilhã, Portugal. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/88803/1/My-PEP_a%20prehabilitation%20intervention%20in%20oesophageal%20cancer%20patients%2
0%2810pp%20paper%29.pdf

Poster/Paper:
Gouveia, P., Sá, M., Resende, E., Ferreira, M., & Abreu, S. (2020, janeiro 23-26). Tiroidectomia: Revisão de 4 anos de um centro hospitalar [Apresentação de poster]. Congresso Português de Endocrinologia e 71ª Reunião Anual da SPEDM, Coimbra, Portugal.

Site Web
Com organização como autor
World Health Organization. (2020, December 9). The top 10 causes of death. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death
NB: Omitir o nome do site (editor), quando este e o nome do autor forem iguais.

Com autor individual
Atkinson, A. (2021, February 7). 3 Habits of incredibly healthy people: No, you don’t have to go to the gym. Medium. https://medium.com/in-fitness-and-in-health/3-habits-of-incrediblyhealthy-
people-e3bc5ffb4b00?source=extreme_main_feed---------4-73--------------------
fc7b347b_b756_4a98_b4a1_551e120ea63e-------

Post em Blogue
Fernandes, J. (2021, janeiro 20). Nutrição na terceira idade. Saúde e Bem Estar. https://www.saudebemestar.pt/pt/blog/nutricao/dieta-no-idoso/

 

PROCEDIMENTOS DE SUBMISSÃO DO ARTIGO

1º Passo: Entrar no site da Revista de Enfermagem Referência: https://revistas.rcaap.pt/referencia/index.

2º Passo: Clicar no Menu do canto superior direito “Registo” caso ainda não esteja registado e registar-se. Caso já se encontre registado clicar em “Acesso” e fazer o login. (ATENÇÃO: Devido ao facto de a plataforma de alojamento ter várias revistas associadas (https://revistas.rcaap.pt/), se já se encontra registado em alguma destas revistas, deverá fazer o login utilizando a mesma conta (o mesmo nome de utilizador e senha) que está a usar na outra revista em que já se encontra registado.)

3º Passo: Ao entrar no seu Painel, no separador Minha Fila, deverá clicar em “Nova Submissão”.

4º Passo: Dar resposta ao processo de submissão do artigo, preenchendo os dados solicitados nos seguintes pontos: 1. Início, 2. Transferência do manuscrito, 3. Inclusão de Metadados, 4. Confirmação e 5. Próximos Passos.

Nota: No preenchimento do Ponto 2. (Transferência do manuscrito), deverá submeter na plataforma os documentos obrigatórios, utilizando os respetivos templates disponibilizados (ver Checklist Documentos para Submissão NOVO!), a saber: