Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20021

Palavras-chave:

educação de pós-graduação em enfermagem, especialização, enfermagem

Resumo

Enquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional.

Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil.

Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo.

Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática.

Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Silva, R. M. de O., Fernandes, J. D., Maurício, M. D. A. L. L. D., Silva, L. S. da, Silva, G. T. R. da, & Cordeiro, A. L. A. O. (2020). Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem. Revista De Enfermagem Referência, 5(4), 1–7. https://doi.org/10.12707/RV20021

Edição

Secção

Artigos de Investigação