Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro

Autores

  • Tiago André dos Santos Martins Peixoto Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal; Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal; Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4229-0205
  • Nuno Miguel dos Santos Martins Peixoto Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal; Centro Hospitalar Universitário do Porto, Porto, Portugal; Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5221-9491
  • Cândida Assunção Santos Pinto Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4874-6728
  • Célia Samarina Vilaça de Brito Santos Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal; Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde - CINTESIS, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9198-2668

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20078

Palavras-chave:

enfermagem, neoplasias, sobrevivência, adaptação psicológica, educação de pacientes como assunto, educação em saúde

Resumo

Enquadramento: Em todo o mundo assiste-se a um menor investimento na fase de sobrevivência ao cancro e em Portugal desconhece-se a existência de qualquer programa de intervenção centrada na adaptação dos sobreviventes de cancro.

Objetivo: Explorar os elementos-chave a considerar no desenvolvimento de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro.

Metodologia: Estudo exploratório qualitativo com recurso a técnica do grupo focal com 9 peritos para a colheita dos dados.

Resultados: O conhecimento sobre a doença, a autogestão dos sintomas, o autocontrolo das emoções, o conhecimento sobre estratégias de coping e o envolvimento dos familiares devem integrar o conteúdo da intervenção a desenvolver. Estratégias do tipo educacional devem ser articuladas com estratégias motivacionais e relacionais. É fulcral que os sobreviventes estejam implicados no processo de aprendizagem. O plano de cuidados deve ser individualizado e contemplar um contrato de saúde.

Conclusão: Este estudo permitiu identificar um conjunto mínimo de características que deve integrar uma intervenção educacional em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akechi, T., Momino, K., Miyashita, M., Sakamoto, N., Yamashita, H., & Toyama, T. (2015). Anxiety in disease-free breast cancer patients might be alleviated by provision of psychological support, not of information. Japanese Journal of Clinical Oncology, 45(10), 929-933. https://academic.oup.com/jjco/article/45/10/929/871889

Coolbrandt, A., Wildiers, H., Aertgeerts, B., Van der Elst, E., Laenen, A., Dierckx de Casterlé, B., Atcherberger, B. T., & Milisen, K. (2014). Characteristics and effectiveness of complex nursing interventions aimed at reducing symptom burden in adult patients treated with chemotherapy: A systematic review of randomized controlled trials. International Journal of Nursing Studies, 51(3), 495-510. http://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2013.08.008

Feuerstein, M. (2007). Defining cancer survivorship. The Journal of Cancer Survivorship: Research and Practice, 1, 5-7. https://doi.org/10.1007/s11764-006-0002-x

Garrett, K., Okuyama, S., Jones, W., Barnes, D., Tran, Z., Spencer, L., Lewis, K., Helgeson, V. S., Cohen, S., Schulz, R., & Yasko, J. (1999). Education and peer discussion group interventions and adjustment to breast cancer. Archives of General Psychiatry, 56(4), 340-347. http://doi.org/10.1001/archpsyc.56.4.340

International Agency for Research on Cancer. (2018). Latest global cancer data: Cancer burden rises to 18.1 million new cases and 9.6 million cancer deaths in 2018. https://www.iarc.fr/wp-content/uploads/2018/09/pr263_E.pdf

Krueger, R., & Casey, M. (2015). Focus groups: A practical guide for applied research (5th ed.). Sage Publications Asia-Pacific.

Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal and coping. Springer.

Levit, L., Balogh, E., Nass, S., Ganz, P. A., Committee on Improving the Quality of Cancer Care: Addressing the challenges of an aging population, Board on Health Care Services, & Institute of Medicine (Eds.). (2013). Delivering high-quality cancer care: Charting a new course for a system in crisis. National Academies Press. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK202148/pdf/Bookshelf_NBK202148.pdf

Maroni, P., Chesney, M., & Marcus, A. (2013). Bridging the transition from cancer patient to survivor: Pilot study results of the Cancer Survivor Telephone Education and Personal Support (C-STEPS) program. Patient Education and Counseling, 92(2), 266-272. http://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.002

Meleis, A. I. (2010). Transitions theory: Middle range and situation specific theories in nursing research and practice. Springer Publishing Company.

Morgan, D. L. (1998). Planning focus group. http://doi.org/10.4135/9781483328171

Mullan, F. (1985). Seasons of survival: Reflections of a physician with cancer. The New England Journal of Medicine, 313(4), 270-273. http://doi.org/10.1056/NEJM198507253130421

Naus, M. J., Ishler, M. D., Parrott, C. E., & Kovacs, S. A. (2009). Cancer survivor adaptation model: Conceptualizing cancer as a chronic illness. Journal of Clinical Psychology, 65(12), 1350-1359. http://doi.org/10.1002/jclp.20622

O’Malley, D. M., Hudson, S. V., Ohman-Strickland, P. A., Bator, A., Lee, H. S., Gundersen, D. A., & Miller, S. M. (2014). Follow-up care education and information: Identifying cancer survivors in need of more guidance. Journal of Cancer Education, 31(1), 63-69. https://doi.org/10.1007/s13187-014-0775-y

Rowland, J. H. (2016). Cancer survivorship: New challenge in cancer medicine. In D. W. Kufe, R. E. Pollock, R. R. Weichselbaum, R. C. Bast, T. S. Gansler, J. F. Holland & E. Frei (Eds.), Holland‐Frei Cancer Medicine (9th ed., pp 1-9). Wiley Blackwell.

Roy, C. (2009). The Roy adaptation model (3rd ed.). Pearson Education.

Smith, S. K., O’Donnell, J. D., Abernethy, A. P., MacDermott, K., Staley, T., & Samsa, G. P. (2015). Evaluation of Pillars4life: A virtual coping skills program for cancer survivors. Psycho-Oncology, 24(11), 1407-1415. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/pon.3750

Stark, D., & House, A. (2000). Anxiety in cancer patients. British Journal of Cancer, 83(10), 1261-1267. https://doi.org/10.1054/bjoc.2000.1405

Towsley, G. L., Beck, S. L., & Watkins, J. F. (2007). “Learning to live with it”: Coping with the transition to cancer survivorship in older adults. Journal of Aging Studies, 21(2), 93-106. https://doi.org/10.1016/j.jaging.2006.08.003

Yi, J. C., & Syrjala, K. L. (2017). Anxiety and depression in cancer survivors. The Medical Clinics of North America, 101(6), 1099-1113. https://doi.org/10.1016/j.mcna.2017.06.005

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Peixoto, T. A. dos S. M., Peixoto, N. M. dos S. M., Pinto, C. A. S., & Santos, C. S. V. de B. (2021). Elementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro. Revista De Enfermagem Referência, 5(5), 1–9. https://doi.org/10.12707/RV20078

Edição

Secção

Artigos de Investigação