Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20085

Palavras-chave:

estudantes de enfermagem, sistema musculoesquelético, educação em enfermagem, fatores de risco, impacto psicossocial

Resumo

Enquadramento: Durante todo o curso, os estudantes de enfermagem estão expostos a fatores que podem contribuir para uma diminuição da sua qualidade de vida e do seu estado de saúde em geral, quando associados a sintomatologia musculoesquelética.

Objetivo: Identificar os fatores psicossociais associados à presença de sintomatologia musculoesquelética no estudante do curso de licenciatura em enfermagem.

Metodologia: Estudo transversal, com 253 estudantes de escolas superiores de enfermagem. A recolha de dados foi realizada em março e abril de 2018, através de um questionário autopreenchido incluindo variáveis sociodemográficas, bem como questionários Nórdico Músculo-esquelético (QNM), Questionário Estado de Saúde (SF-36) e a Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21).

Resultados: A ansiedade, stress e depressão foram identificadas como variáveis associadas à presença de sintomatologia musculoesquelética, interferindo na saúde dos estudantes de enfermagem.

Conclusão: Existem fatores psicossociais associados à sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem. Conhecer estes fatores de risco irá permitir que se possam planear atempadamente estratégias de prevenção e, também, contribuir para a potenciação do processo de aprendizagem.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

Firmino, C. I. da C. F., Sousa, L. M. M. de, Moutinho, L. S. M., Rosa , P. J. M., Marques, M. F. M., & Simões, M. C. R. (2021). Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais. Revista De Enfermagem Referência, 5(5), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20085

Edição

Secção

Artigos de Investigação