Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20144

Palavras-chave:

bullying, teoria social, saúde escolar, comportamento, atitudes

Resumo

Enquadramento: O Bullying escolar é um fenómeno mundial. Os observadores são centrais à compreensão do fenómeno e ao desenvolvimento de ações de prevenção.

Objetivo: Conhecer a vivência de estudantes identificados como testemunhas de situações de bullying.

Metodologia: Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido numa escola brasileira, à luz da teoria social cognitiva. Participaram 20 estudantes com idades entre 13 e 18 anos. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise temática foi aplicada aos dados.

Resultados: A taxa de prevalência de estudantes que observaram situações de bullying foi de 64%. Os participantes possuem bom conhecimento sobre o bullying, avaliam o comportamento agressivo como negativo ou prejudicial, mas esse entendimento não se converte em senso de autoeficácia e ações de ajuda às vítimas. Uma categoria temática foi construída – Tomada de atitude, reforço e sentimentos – “O que motivava o agressor era a plateia”.

Conclusão: A vivência dos estudantes é assinalada por questões individuais, escolares e contextuais. Implicações para a atenção primária em saúde são enunciadas.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Romualdo, C., Oliveira, W. A. de, Silva, J. L. da, Carlos, D. M., Fernández, J. E. R., Carvalho, M. das G. B. de, & Silva, M. A. I. (2021). Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying. Revista De Enfermagem Referência, 5(7), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20144

Edição

Secção

Artigos de Investigação