Fazer a Diferença 3 - um programa de estimulação cognitiva individual para pessoas idosas: Aceitabilidade e aplicabilidade

Autores

  • Rosa Carla Gomes da Silva Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3947-7098
  • Elzbieta Malgorzata Bobrowicz-Campos Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5889-5642
  • Paulo Jorge dos Santos-Costa Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0761-6548
  • Isabel Maria de Assunção Gil Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5387-8285
  • Maria de Lurdes Almeida Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4454-8743
  • João Luís Alves Apóstolo Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3050-4264

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20161

Palavras-chave:

estimulação cognitiva, intervenção não-farmacológica, declínio cognitivo, demência, perturbação neurocognitiva, cuidador

Resumo

Enquadramento: A estimulação cognitiva individual desenvolvida em contexto domiciliar por um cuidador é uma intervenção inovadora. O programa de estimulação cognitiva Fazer a Diferença 3(FD3) é um exemplo deste tipo de intervenção.

Objetivo: Explorar a aceitabilidade e a aplicabilidade do programa FD3 para a população portuguesa.

Metodologia: Estudo desenvolvido em duas fases: na Fase 1 realizaram-se entrevistas exploratórias a académicos, profissionais de saúde e cuidadores, com o intuito de se conhecer a recetividade a este tipo de intervenção; na Fase 2 conduziu-se um painel de peritos e grupos focais, com cuidadores, para explorar a suas perceções sobre o programa FD3, versão portuguesa.

Resultados: A Fase 1 foi impulsionadora do estudo. As partes interessadas analisaram este tipo de intervenção como muito útil e versátil. A Fase 2 permitiu perceber as potencialidades em termos de aceitabilidade e de aplicabilidade da intervenção, traduzida e adaptada, para a população portuguesa.

Conclusão: O programa FD3 poderá ser uma excelente ferramenta no cuidado à pessoa idosa com deterioração cognitiva a residir em contexto domiciliar.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Silva, R. C. G. da, Bobrowicz-Campos, E. M., Santos-Costa, P. J. dos, Gil, I. M. de A., Almeida, M. de L., & Apóstolo, J. L. A. (2021). Fazer a Diferença 3 - um programa de estimulação cognitiva individual para pessoas idosas: Aceitabilidade e aplicabilidade. Revista De Enfermagem Referência, 5(8), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20161

Edição

Secção

Artigos de Investigação